Manchinhas brancas na pele, como trata e prevenir

Isabella Moretti 08/10/2015 Beleza

Veja o que fazer com as manchinhas brancas na pele, como tratar e prevenir. Nessa matéria, você vai aprender a combater o popular “efeito salaminho”, que se torna ainda mais frequente nos meses de verão.

Manchinhas brancas na pele, como trata e prevenir. (Foto Ilustrativa)

Algumas mulheres, com 30 anos ou mais, desenvolvem pintinhas brancas em diferentes partes do corpo, especialmente no rosto, pescoço, pernas, braços e colo. Isso acontece devido a uma alteração nos pigmentos das células, envelhecidas por causa da exposição aos raios solares.

Manchinhas brancas na pele, como trata e prevenir

Antigamente, as manchinhas brancas, também chamadas de leucodermia solar, se manifestavam com mais frequência nas mulheres maduras. No entanto, a incidência de radiação solar aumentou e por isso a realidade se transformou. As manchas estão tomando conta da pele cada vez mais cedo e isso é consequência de um bronzeamento intenso durante a juventude.

Manchinhas brancas na pele. (Foto Ilustrativa)

Nos tópicos abaixo, saiba mais sobre as manchinhas brancas na pele, como trata e prevenir.

Como prevenir?

Se você quer prevenir o aparecimento de manchas brancas na pele, então a melhor estratégia é ficar longe do sol forte. Isso mesmo! Nada de ir à praia ou à piscina nos horários de maior incidência dos raios solares (das 10h às 16h). Também é fundamental aplicar filtro solar todos os dias, principalmente as áreas mais expostas do corpo.

Para prevenir as pintinhas brancas, use filtro solar. (Foto Ilustrativa)

Como tratar?

Existem formas de tratar as manchas brancas causadas pelo sol, mas não é fácil conseguir eliminar as pintinhas completamente. As células responsáveis pela produção de melanina sofrem uma espécie de morte programada, chamada de apoptose, por isso fica complicado recuperar o tom natural da pele.

Laser fracionado

Uma boa opção de tratamento é o laser fracionado, uma técnica largamente utilizada na área de estética. O método se encarrega de fazer lesões microscópicas e assim estimular a regeneração da pele. O pigmento natural pode ser produzido novamente na área regenerada. Para que os resultados se tornem evidentes, os dermatologistas recomendam no mínimo três sessões.

Laser fracionado. (Foto Ilustrativa)

Nitrogênio líquido

O laser fracionado funciona bem, mas o seu preço é inacessível para muitas pessoas. Se você não gastar muito dinheiro, então vale à pena buscar um método mais barato e eficaz, como é o caso do procedimento com nitrogênio líquido. A técnica se encarrega de congelar as manchinhas e suavizá-las a cada sessão.

Ácidos e peelings

Quem tem pele bem branquinha pode fazer um tratamento à base de ácidos e peelings. Por outro lado, essa técnica não funciona muito bem na pele morena.

Agora você já sabe tudo sobre as manchinhas brancas na pele, como trata e prevenir. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre beleza.

 

Outros artigos

Câmeras de Segurança Via Internet

24/12/2009

Câmeras de Segurança Via Internet

Câmeras de Segurança Via Internet, como hoje em dia temos que nos prevenir contra algumas pessoas que praticam assaltos e seqüestros, para quem tem algum tipo de...