Manchas roxas no corpo, o que pode ser

Manchas roxas no corpo, o que pode ser

É muito comum aparecerem manchas pelo corpo, principalmente em idosos. No entanto, nem sempre elas são sinais de benignidade. Entre os tipos de manchas…

Por Editorial MDT em 15/10/2015

É muito comum aparecerem manchas pelo corpo, principalmente em idosos. No entanto, nem sempre elas são sinais de benignidade. Entre os tipos de manchas mais preocupantes, estão as de coloração arroxeada. Na maioria dos casos, podem surgir após algum trauma local. Porém, outras vezes, elas podem dar indícios de que há algo de errado com o corpo. Saiba o que podem ser as manchas roxas no corpo.

Diante de manchas roxas, é ideal buscar a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

Diante de manchas roxas, é ideal buscar a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

Manchas roxas no corpo, o que pode ser

A maioria das manchas roxas que surgem pelo corpo está relacionada a algum trauma sofrido pelo indivíduo. No entanto, quando elas não são hematomas, geralmente podem ser sinais de alguma doença, por isso é muito importante buscar a orientação de um especialista.

As manchas roxas e sua variedade

As manchas roxas podem aparecer no corpo do indivíduo de duas formas diferentes. À primeira é denominada petéquia, que são hematomas pequenos e de coloração avermelhada, sendo que seu tamanho pode ser comparado com a picada de um inseto. Um segundo tipo, ao qual denominamos equimoses, são bem parecidas com o hematoma, mas não apresentam dor ao toque.

As equimoses são mais preocupantes. Como não são dolorosas, muitas vezes as pessoas as ignoram. No entanto, é muito importante que um indivíduo, diante de manchas roxas indolores, busque a orientação de um especialista, de modo a descobrir a causa das manifestações.

Manchas roxas no corpo podem ser sinal de alguma doença infecciosa. (Foto: divulgação)

Manchas roxas no corpo podem ser sinal de alguma doença infecciosa. (Foto: divulgação)

Aprenda algumas causas das manchas roxas

São diversas as causas que podem levar ao aparecimento de manchas roxas pelo corpo, inclusive o estresse do dia a dia. Além dele, alguma doenças genéticas também podem manifestar o problema, como a deficiência da vitamina C e fatores hormonais. Em outros casos, o indivíduo pode ser portador de uma patologia denominada púrpura trombocitopênica. Esta ocasiona uma inflamação dos vasos sanguíneos, trazendo como resultado a manifestação de pequenas hemorragias na pele, justificando o aparecimento das manchas roxas.

Outras doenças relacionadas

Além das causas anteriormente mencionadas, algumas doenças também podem se manifestar como sinal as manchas roxas pelo corpo. Entre os exemplos estão as doenças inflamatórias, infecciosas ou hematológicas, que merecem ser analisadas com bastante atenção. Dentre essas, uma patologia muito conhecida é a meningococemia que é ocasionada por uma bactéria, podendo ser fatal, quando não devidamente tratada. Por isso, é muito importante que diante dessas alterações, o indivíduo busque a orientação de um especialista de modo a evitar graves consequências.

Veja outras causas:

  • distúrbios da coagulação do sangue;
  • deficiência de vitamina C;
  • tabagismo;
  • uso de corticoesteróides;
  • baixo número de plaquetas;
  • uso de ácido acetil salicílico, clopidogrel.
O hematoma costuma surgir após um trauma. (Foto: divulgação)

O hematoma costuma surgir após um trauma. (Foto: divulgação)

Identifique Manchas no seu corpo

É muito importante que o indivíduo fique atento a todas as alterações que surgem em seu corpo. Diante de manchas roxas que surgiram sem qualquer trauma anterior, é extremamente importante que a pessoa peça a orientação de um profissional. Essas manifestações podem ser o primeiro sinal de alguma doença mais grave.

Top