Manchas nos dentes – como evitar

Certo dia, você se olha no espelho, dá aquele sorriso e percebe que os seus dentes estão manchados, ou seja, ao invés de estarem…

Por Editorial MDT em 16/01/2012

Para ter os dentes sempre brancos, alguns cuidados são essenciais. (Foto: Divulgação)

Certo dia, você se olha no espelho, dá aquele sorriso e percebe que os seus dentes estão manchados, ou seja, ao invés de estarem brancos, estão amarelos. Várias são as causas dessas manchas dentárias: cigarro, café, refrigerantes, sucos, envelhecimento, antibióticos ou falta de limpeza. Porém, se você ainda não tem manchas nos seus dentes, saiba como evitá-las de forma simples.

Manter os dentes limpos é a melhor forma de evitar o aparecimento de manchas neles. Se você não costuma fazer a limpeza completa dos dentes diariamente, compre uma escova elétrica, pois ela fará esse serviço em seu lugar. Entretanto, se souber fazer a limpeza, escolha uma escova de dentes com cerdas macias e passe-a levemente sobre os dentes. Lembre-se que escovas duras e escovação forte, ao invés de limparem melhor os dentes, danificam-os porque criam ranhuras no esmalte e prejudicam a raiz dentária.

Geralmente, os cantos dos dentes ficam mais manchados que no centro, já que a placa, camada fina de bactérias e restos de alimentos, fica acumulada entre os dentes e na gengiva, causando as manchas. Por isso, o uso do fio dental é imprescindível pelo menos após as refeições principais.

Não se esqueça do fio dental para retirar as placas que se acumulam nas laterais dos dentes. (Foto: Divulgação)

Se você fuma, pare com esse hábito imediatamente, pois não serão apenas os seus dentes que agradecerão, mas todo o seu organismo. A nicotina fica encalacrada nos dentes, causando manchas amareladas neles.

Como o café, o chá mate, sucos de frutas como os de uva, o vinho e os refrigerantes de cola deixam os dentes manchados. Sendo assim, beba-os com moderação, apenas em uma ou duas refeições diárias, de preferência, com o uso de um canudo, que diminui a exposição dos dentes a esses produtos. Após bebê-los, vá correndo para o banheiro para escovar os dentes.

Os cremes dentais anti-manchas para tirar manchas de café e de tabaco devem ser usados com cautela porque são abrasivos. Sendo assim, são indicados somente para casos mais graves e mesmo assim, com a recomendação de um dentista.

O melhor a fazer para evitar as manchas nos dentes é visitar o seu dentista periodicamente. Desse modo, ele te dirá se você corre o risco de desenvolver manchas ou se precisará fazer uma limpeza nos dentes. Assim, você poderá sorrir sem problemas com os dentes branquinhos e saudáveis.

Top