Manchas nas unhas: como tratar

As unhas possuem diversas funções, desde o auxílio na manipulação de pequenos objetos, até na proteção dos tecidos dos dedos das mãos e dos…

As unhas possuem diversas funções, desde o auxílio na manipulação de pequenos objetos, até na proteção dos tecidos dos dedos das mãos e dos pés. Para as mulheres elas vão além disso, pois a utilizam como forma de embelezá-las. Por outro lado, as unhas também podem dar sinais de doenças, sendo ideal estar sempre atento às manifestações. Saiba como tratar as manchas nas unhas.

Saiba como tratar as manchas brancas nas unhas.

As unhas podem dar sinais de problemas de saúde. (Foto: divulgação)

Conheça quais são as doenças mais comuns das unhas

Segundo dados, a maioria dos problemas das unhas está relacionada a alterações das condições da pele. Isso se deve, principalmente, a sua localização, a qual as torna mais suscetíveis a traumas. Além disso, o ferimento das unhas dos pés está relacionado a prática de atividades físicas, ou por utilizar calçados inadequados.

A maioria dos traumas de unha cicatriza de forma espontânea. No entanto, outras condições graves podem requerer um tratamento profissional. Assim, diante de alterações como alteração da cor, do formato, presença de descamação das unhas e da pele, dor, busque a orientação de um dermatologista.

Saiba mais sobre as manhas das unhas

Separamos abaixo alguns exemplos de alterações das unhas que podem ser sugestivos de doenças e assim, necessitam de ajuda profissional.

  • Manchas brancas – estas são pequenas manchas brancas, semicirculares e que resultam devido a alguma injúria na base das unhas. Apesar de fazer muitas pessoas ficarem receosas com essa manifestação, essas manchas não apresentam qualquer risco à saúde;
  • Hemorragias subungueais – essa manifestação acontece devido à ruptura de vasos sanguíneos do leito ungueal. Como manifestação, aparece pequenas marcas avermelhadas lineares sob o leito ungueal. Na maioria das vezes, é ocasionado por traumas das unhas, alguns tipos de medicações ou doenças;

Diante qualquer tipo de alteração é preciso buscar orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

  • Unha encravada – esse problema ocorre no canto da unha, devido ao encurvamento das unhas para dentro da pele. Para evita-lo, basta cortar as unhas de forma adequada, assim como utilizar calçados ideais;
  • Infecções fúngicas – ocorre frequentemente na ponta das unhas, sendo manifestadas por fungos, como a cândida albicans. Esse fato é muito comum nas mãos que são muito expostas a umidade ou pessoas com diabetes;
  • Manchas negras – esse problema deve ser avaliado por um profissional da saúde, pois pode ser sinal de algum problema cancerígeno.
Continuar Lendo  Doenças que se manifestam nas unhas

Conheça as formas de tratamentos das manchas das unhas

Algumas desordens das unhas são difíceis de tratar, pois respondem lentamente ao tratamento estipulado. No entanto, é ideal ressaltar que cada acometimento recebe um tratamento adequado, sendo necessário buscar a orientação de um especialista para que o diagnóstico seja realizado.

Saiba como tratar as manchas das unhas. (Foto: divulgação)

As unhas podem dar sinais de que há algo de errado com o organismo do indivíduo. Assim, é muito importante buscar a orientação de um especialista para que ele avalie as manhas e estipule o tratamento ideal.

Saiba como tratar as unhas fracas.

Top