Manchas escuras de panela: como remover

Para muitas pessoas que são realmente amantes da cozinha, as panelas são um verdadeiro xodó. Elas não se destinam apenas ao preparo dos alimentos,…

Para muitas pessoas que são realmente amantes da cozinha, as panelas são um verdadeiro xodó. Elas não se destinam apenas ao preparo dos alimentos, mas também contribuem com a beleza do ambiente. Certas peças desta natureza são tão lindas, que causam até pena, na hora de usá-las, especialmente porque, dependendo do que se vai preparar, as panelas podem adquirir manchas feias e escuras. Tais manchas costumam aparecer em todos os tipos de recipientes para cozimento. São muito desagradáveis e até mesmo anti-higiênicas. Para remover manchas escuras de panelas, é preciso ter um pouquinho de paciência e alguns produtos bem fáceis de serem adquiridos.

As manchas escuras de panelas podem ser facilmente removidas (Foto: Divulgação)

No caso de manchas que surgiram do lado externo da panela, após a exposição exagerada ao fogo, o problema fica ainda muito pior. Quem é que nunca preparou frituras e deixou o utensílio durante muito tempo no fogo, deparando-se, após, com aquela mancha espessa e escura? Esta é, realmente, muito difícil de ser removida, apenas com a força do braço e da esponja. Portanto, selecionamos algumas simples dicas para remover manchas escuras das panelas, de forma bem menos trabalhosa.

Como remover manchas externas das panelas

Para remover manchas escuras da panela, que estejam do lado de fora, após excesso de fogo, deve-se esperar que ela esfrie. Em seguida, prepare um recipiente maior, onde caiba a peça (pode ser até mesmo uma bacia, de plástico). Faça uma mistura de água e bicarbonato de sódio. Mergulhe a panela e deixe-a, de molho, durante algumas horas. De vez em quando, verifique se a mancha está se soltando. Se achar que o tempo foi insuficiente, espere mais. Quando perceber que sujeira a já está se soltando, basta retirar a panela do molho e lavá-la, normalmente. Se não houver bicarbonato em casa, este poderá ser substituído por sal. O procedimento será o mesmo.

Se as panelas estiverem limpas e brilhantes, até mesmo os alimentos parecem mais apetitosos (Foto: Divulgação)

Como remover manchas escuras de panelas de alumínio

As receitas, a seguir, destinam-se à remoção de manchas escuras em panelas de alumínio, que aparecem em diferentes pontos dos recipientes. Muitas vezes, tais manchas não saem, nem mesmo com esponjas de aço. Deve-se fazer o seguinte:

Leia Também:  Mulheres preferem qualidade de vida a salários altos

Remover manchas com maçã: corte duas ou três fatias finas de maçã e jogue-as, dentro da panela. Em seguida, adicione água, até que esta cubra a área manchada. Deixe, então, ferver a mistura, em fogo baixo, durante 15 minutos. Em seguida, basta lavá-la normalmente, com água e sabão, retirando a mancha da área encardida.

Rodelas de limão, fervidas em água, ajudam a retirar manchas escuras de panelas (Foto: Divulgação)

Remover manchas de panela com limão: basta encher a panela com água, cobrindo a área manchada. Em seguida, acrescente rodelas de um ou dois limões grandes. Deixe ferver, até que as manchas escuras saiam. O mesmo procedimento pode ser adotado, porém com outros ingredientes, como sal, vinagre ou bicarbonato de sódio.

Com estas dicas, será fácil tirar manchas das panelas e elas estarão sempre limpas, bonitas e brilhantes, fazendo com que os alimentos se tornem ainda mais atrativos.

Panelas bonitas e limpas embelezam a cozinha (Foto: Divulgação)

Saiba mais sobre as panelas: Conheça os diferentes tipos de panelas

Aprenda a remover outros tipos de manchas: Manchas amarelas nas roupas: como remover

Top