Mamilos planos ou invertidos: saiba reconhecer

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Um dos grandes desejos das futuras mamães é poder amamentar seu bebê e qualquer coisa que coloca em risco esse sonho, pode causar pânico em algumas mulheres. Apesar de haver vários problemas de saúde capazes de resultar na incapacidade de amamentar, a maioria das pessoas acaba se lembrando apenas da variação anatômica na forma do mamilo. Fique por dentro do assunto e saiba como reconhecer os mamilos planos ou invertidos.

Saiba quais são os principais problemas de saúde que impedem a amamentação.

O diagnóstico pode ser feito através de uma manobra simples. (Foto: divulgação)
O diagnóstico pode ser feito através de uma manobra simples. (Foto: divulgação)

Características dos mamilos planos e invertidos

Reconhecer os mamilos planos ou os mamilos invertidos não é uma tarefa difícil, confira:

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
  • Mamilos planos

Esse tipo de mamilo não se projeta com facilidade, nem mesmo quando estimulado. O resultado é que eles não se sobressaem muito em relação à aréola, de modo que a amamentação pode ser um pouco mais complicada.

  • Mamilos invertidos

O problema dos mamilos invertidos é que eles se projetam para dentro ou se contraem quando são estimulados. Sua aparência é plana em relação à aréola, mas também podem ser ligeiramente ou muito invertidos no centro. A amamentação pode ser difícil.

O mamilo plano ou invertido são variações anatômicas. (Foto: divulgação)

Como descobrir qual o tipo de mamilo

Mulheres que ficam na dúvida sobre seu tipo de mamilo podem executar um teste muito simples, capaz de dar o diagnóstico do verdadeiro tipo de variação anatômica. Para isto basta colocar os dedos indicador e polegar na região da aréola, formando um “C” com a mão em volta do seio e apertar suavemente a região. Se o mamilo não ficar saliente, então ele é plano; caso o mamilo se retraia, ele é invertido.

Também é possível identificar outras variações de mamilo que podem acabar causando alguma confusão, como é o caso do mamilo curto, que se projeta muito discretamente, ou do mamilo psudoinvertido, que apesar de ser voltado para dentro, se projeta para fora quando estimulado.

É possível amamentar?

Na grande maioria das vezes o mamilo plano ou até mesmo o invertido não impede a amamentação, pois as mudanças que ocorrem ao longo de todo período gestacional podem acabar fazendo com que eles se tornem cada vez mais protuberantes e se projetem para fora.

É importante lembrar que na fase final da gestação, quando as mamas aumentam de volume e se tornam cheias de leite, muito raramente é possível que os mamilos invertidos acabem se voltando ainda mais para dentro do que de costume. Em situações excepcionais é possível que a retração seja tão intensa a ponto de obstruir a passagem de leite.

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A amamentação é uma preocupação comum entre as futuras mamães. (Foto: divulgação)

Saiba até que idade os seios crescem.

Os mamilos planos e invertidos constituem uma variação anatômica, não podendo ser taxados como doença. É muito fácil identificar a presença dessa alteração através de algumas manobras simples e, na maioria das vezes, o problema costume ser revertido quando a mulher começa a amamentar.

Leia também:

1 comentário

  • Ola tudo bom, então eu tenho o mamilo envertido mais as vezes quando vou tomar banho eu tento botar eles para fora eles saiem um pouco mais depois voltam pra dentro de novo como eu faço para meu bico sair

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.