Malware que rouba dinheiro no Facebook

Quem usa o Facebook diariamente para se divertir, manter contato com os amigos e ficar por dentro das últimas novidades, deve ter bastante atenção…

Quem usa o Facebook diariamente para se divertir, manter contato com os amigos e ficar por dentro das últimas novidades, deve ter bastante atenção à sua segurança na rede social, pois as últimas notícias a esse respeito não são nada boas.

Os usuários do Facebook devem ficar atentos a uma nova ameaça virtual, que pode "limpar" a sua conta bancária (Foto: Divulgação)

Depois da notícia de que há um vírus que rouba contas do Facebook agindo massivamente nos últimos meses, fazendo com que milhares de usuários percam o acesso aos seus perfis, um novo alerta tem chamado a atenção da imprensa internacional.

Segundo informações do jornal norte-americano The New York Times, trata-se de um malware que rouba dinheiro no Facebook, cuja atuação foi detectada pela primeira vez em julho de 2007, e que voltou com força total no primeiro semestre de 2013. O nome da praga virtual é Zeus, que já teria atacado até empresas como a Amazon e instituições como a NASA.

Como age o trojan Zeus

O nome do malware que vem causando estragos é Zeus, um trojan detectado pela primeira vez em 2007 (Foto: Divulgação)

Malware classificado como do tipo trojan, o Zeus não teve o seu método de atuação revelado, mas como qualquer cavalo de troia (nome pelo qual também são chamados os trojans), ele invade os computadores sob a forma de um arquivo supostamente inofensivo, que é executado pelo usuário.

A partir daí, o malware que rouba dinheiro no Facebook fica escondido até que o PC seja utilizado para acessar sites de bancos. Quando o usuário digita a sua senha e outros dados, o programa salva essas informações e as envia para cibercriminosos, que roubam todo o dinheiro guardado na conta da vítima.

Continuar Lendo  As cidades com mais usuários de Facebook

Para se ter uma ideia do poder do malware Zeus, há informações de que ele também possa substituir a página do banco por um site falso, conseguindo assim ainda mais dados dos usuários que tiveram as suas máquinas infectadas, vendendo tais informações no mercado negro.

Como se proteger do malware que rouba dinheiro no Facebook

Atualizar constantemente o antivírus e o anti-spyware é uma das boas formas de se proteger do malware (Foto: Divulgação)

Para se proteger do malware que rouba dinheiro no Facebook e também de outras pragas virtuais, uma das melhores recomendações é atualizar constantemente o seu antivírus e instalar outros aplicativos de segurança no seu PC, como o Spyware Terminator, um anti-spyware poderoso.

Além disso, tome cuidado com links estranhos enviados através do Facebook. Na dúvida, descarte as mensagens suspeitas e compartilhadas por desconhecidos.

 

Top