Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia> Malware que rouba dados bancários de Android

Malware que rouba dados bancários de Android

Por Andre

De olho no crescente número de pessoas que utilizam o smartphone e o tablet para acessar o internet banking, os cibercriminosos têm investido cada vez mais nos ataques aos dispositivos móveis, com o intuito de roubar números de contas, senhas e outros dados sigilosos dos usuários.

Uma nova praga virtual vem causando medo entre os usuários de Android, que costumam acessar serviços bancários online pelo smartphone (Foto: Divulgação)

O alerta mais recente foi dado pela Karspersky, empresa especializada em segurança na internet, que revelou os detalhes a respeito de um malware que rouba dados bancários de Android, deixando assustados os usuários do sistema operacional móvel desenvolvido pelo Google.

A praga virtual, criada na Rússia, permite aos cibercriminosos controlarem remotamente o smartphone infectado, permitindo o roubo de dados como código IMEI, registros de chamadas, mensagens enviadas e recebidas e IDs de redes, além de possibilitar a interação com serviços de mobile banking, através das mensagens SMS.

Como atua essa praga virtual

O cavalo de Troia permite aos cibercriminosos acessarem remotamente os smartphones infectados, monitorando o seu uso e roubando dinheiro das contas bancárias, quando o usuário acessar o mobile banking (Foto: Divulgação)

Conforme a Karspersky Lab, a forma de atuação do malware que rouba dados bancários do Android se dá a partir de um truque que infecta páginas legítimas de bancos, redirecionando o usuário a sites falsos, que oferecem supostas atualizações do Flash Player, cheias de códigos maliciosos.

Ao baixar tais aplicativos, o usuário tem o smartphone infectado, permitindo o monitoramento à distância por parte do criminoso virtual, que pode configurar filtros de chamada e de mensagens, para verificar se aquela pessoa está acessando um serviço de banco online.

Caso o aparelho esteja conectado ao internet banking, os cibercriminosos podem invadir aquela conta e transferir o dinheiro da vítima, que acaba tendo sérios prejuízos financeiros, se não conseguir identificar o problema a tempo.

Tal situação já ocorreu com vários clientes do banco russo Sberbank, de acordo com a Karspersky, mesmo com a instituição financeira solicitando várias informações adicionais para efetuar as transações, uma vez que os criminosos virtuais tinham acesso a todos os dados do celular infectado.

Atuação restrita à Rússia?

Segundo a Karspersky, a atuação desse malware que infecta o Android está restrita à Rússia, nesse primeiro momento, mas nada impede que após o “teste inicial” naquele país, esse cavalo de Troia seja revendido para cibercriminosos de outras regiões do mundo, que possam utilizar o mesmo esquema para roubar dinheiro das contas dos usuários de Android.

Como se prevenir

Uma das maneiras de se prevenir contra as pragas virtuais no Android é desmarcar a opção "Permitir a instalação de fontes desconhecidas" (Foto: Divulgação)

Para se prevenir não só da ação desse malware que rouba dados bancários do Android, mas também de outros tipos de pragas virtuais, uma das melhores dicas é evitar baixar qualquer aplicativo ou jogo oferecido através de lojas virtuais estranhas. Sempre dê preferência aos aplicativos da loja oficial Google Play.

Além disso, desative a opção “Permitir a instalação de fontes desconhecidas” no seu Android; verifique as permissões solicitadas pelos aplicativos e jogos, antes de instalá-los, e confira se elas são razoáveis; e preste atenção à classificação do aplicativo e ao número de downloads, evitando aqueles apps com baixa classificação e poucas transferências.

Outra dica interessante é contar com a ajuda de um antivírus para Android, como o avast! Mobile, o AVG Mobile e o ESET Mobile, entre outros, ressaltando que você deve escolher apenas um para instalar.

Fonte: Karspersky

Recomendado para você
Tecnologia

Univali Intranet

Tecnologia

Lata de Coca Cola personalizada com nome: como criar

Tecnologia

Facebook login – Como entrar no www.facebook.com

Tecnologia

Celulares em promoção na Black Friday

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *