Mala extraviada: o que fazer

Fazer uma viagem sem sombra de dúvidas é maravilhoso, porém esta decisão pode se tornar um grande problema quando tratamos de extravios de bagagem.…

Por Paulo Lima em 29/02/2012

Fazer uma viagem sem sombra de dúvidas é maravilhoso, porém esta decisão pode se tornar um grande problema quando tratamos de extravios de bagagem. Nesta hora todo cuidado é pouco para que as providências exatas sejam tomadas.

Os extravios de bagagens acontecem geralmente por algum equívoco por parte da companhia de transporte ou até mesmo por descuido de algum de seus funcionários.  Antes de viajar, no entanto, é importante que os itens ou o valor do conteúdo das malas seja declarado, para facilitar o processo de reembolso posteriormente.

☰ CONTEÚDO

Primeiros passos

Suas malas sumiram durante uma viagem de ônibus ou avião? O primeiro passo é comunicar à empresa do fato no exato momento em que a perda foi percebida. Para viagens de avião, o RIB (Registro de Irregularidade de Bagagem) deve ser preenchido. Caso a empresa se negue a realizar essa formalização, um fiscal da ANAC deve ser imediatamente procurado no aeroporto, a fim de que um documento oficial seja enviado ao presidente da companhia aérea.

Caso a perda ocorra durante viagens de ônibus, o mesmo procedimento deve ser efetuado e uma queixa registrada pelo formulário da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) deve ser imediamente realizada.

Formulários

Os formulários fornecidos devem sempre conter as seguintes requisições:

1) Dados completos da pessoa prejudicada;

2) Data, hora e local exato do embarque;

3) Descrição minuciosa do ocorrido, citando em detalhes os locais, datas e horários do evento;

4) Tipo de bagagem junto com a descrição da mochila, mala, pacote, etc., sua marca, cores da peça e a identificação externa que possui;

5) Número da bagagem com todo seu conteúdo e valores declarados.

Esta declaração provará que o responsável tomou conhecimento da perda do consumidor, sendo mais fácil exigir o ressarcimento do que foi perdido. Procure sempre insistir na declaração detalhada de todo o conteúdo perdido para que as devidas providências sejam tomadas.

Dicas

Escolha por transportar seus itens em uma mala maior ao invés de utilizar inúmeras malas pequenas. Isso evita vários tipos de perdas, visto que com menos conteúdo a ser transportado, a empresa corre um risco menor de perder o controle de bagagem. Tenha sempre em mãos uma lista dos objetos inseridos na mala, tanto para caso de extravio como para não esquecer alguma coisa em hotéis ou estadias durante sua viagem.

Os itens de maior valor devem ser transportados em malas de mão, a fim de que sempre estejam sob seus cuidados. Assim o transtorno será bem menor caso a bagagem de menor valor seja extraviada.

Caso as empresas não cumpram com suas obrigações, o consumidor poderá entrar com uma ação judicial para exigir seus direitos de acordo com as leis de apoio e defesa ao consumidor.

Top