Mais de 500 mil pessoas farão o Enem para conseguir diploma do ensino médio

Dos 5,3 milhões de pessoas que realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo final de semana, 545 mil desejam adquirir o diploma…

Dos 5,3 milhões de pessoas que realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo final de semana, 545 mil desejam adquirir o diploma do ensino médio. Quem acredita que o Enem serve apenas para concorrer a vagas em universidades públicas e particulares, se engana. O exame também é responsável por avaliar pessoas que não tiveram oportunidades de terminar os estudos regulares e agora desejam provar que são capazes de possuir o certificado de tal nível, na busca por um futuro melhor.

O número de candidatos maiores de 18 anos interessados em conseguir o diploma sobe a cada ano. Em 2009, foram 197 mil pessoas, já em 2010 o número saltou para 539 mil. Quem é responsável por emitir a certificação são as secretarias e instituições federais.

O interessado pode pedir o certificado de conclusão por disciplina ou por etapa. Entretanto, é necessário que o nível de conhecimento seja comprovado, para isso o candidato deve atingir as notas mínimas que são estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC). Apesar da grande quantidade de participantes com esse objetivo, nem todos conseguem atingi-lo. Em 2009, 69 mil conseguiram o diploma. Em 2010, 110 mil foram considerados aptos.

Pâmela Miranda, de 28 anos, é um exemplo de quem deseja conseguir tal certificação através do Enem deste ano. Ela é copeira e aluna do ensino médio no Centro de Estudos Supletivos da Asa Sul (Cesas), em Brasília. “A gente economiza tempo assim e o que sobra podemos estudar para passar em um concurso. Esse é o meu objetivo”, conta. A estudante tira dúvidas na escola e quando sobra tempo estuda em casa.

Outro exemplo é a doméstica Lílian de Jesus dos Santos, de 32 anos. Grávida de sete meses de seu primeiro filho, Lílian utiliza dos sábados e domingos para estudar para o Enem. Com o diploma ela deseja conseguir uma vaga em curso técnico na área de nutrição. “Estudar à noite é puxado. Mas quando você tem um objetivo você não desiste”, comenta.

Continuar Lendo  prouniportal.mec.gov.br, inscrições prouni 2012

Estelita Nascimento, de 42 anos, tem a ajuda do filho para estudar para o Enem. O menino cursa sociologia na Universidade de Brasília (UnB), e ela usa as provas já feitas por ele para conhecer melhor o exame. Com o diploma do ensino médio, Estelita deseja fazer enfermagem. “Estou estudando pelas provas que ele já fez. Foi ele quem fez a minha inscrição e puxa minha orelha para eu estudar”.

O Enem 2011 acontece nesse sábado (22) e domingo (23) em 40 mil locais de provas. No primeiro dia os candidatos realizarão as provas de ciências naturais e humanas. Já no segundo, responderão as provas de matemática e português, além de produzir uma redação.

Top