Editorial MDT 21/11/2012 Bem Estar

Os maiôs permaneceram, por muito tempo, esquecidos e até mesmo desprezados. Muito usados, especialmente nas décadas de 50, 60 e 70, as peças deixavam à mostra um pouquinho do corpo feminino, em praias e piscinas, para o deleite dos homens da época. Com o passar do tempo, os trajes de banho e outras roupas para mulheres foram diminuindo em tamanho e, hoje, é normal o público feminino usar pouco pano, para banhos de sol. Por isso os tão usados maiôs foram, aos poucos, tornando-se escassos. Contudo, a moda está voltando ao passado, cada vez mais. Estamos observando os ares vintage em todos os lugares. Os maiôs retrô, bem como os biquínis, e outras peças bem comportadinhas estão em alta.

Os maiôs retrô valorizam as curvas femininas (Foto: Divulgação)

Poás, babados, lacinhos e muito pano estão enfeitando os corpos femininos, valorizando-os e conferindo charme, discrição e elegância às mulheres. Muitas (e muitos) ainda torcem o nariz para a tendência, por diversos motivos. Os modelos de maiôs retrô cobrem bastante a pele, o que desagrada a muitos homens. Já as mulheres, apesar de gostarem da tendência, em sua grande maioria, ainda se sentem inseguras para a aquisição. No fundo, elas querem tomar sol e ganhar marquinhas pequenas. Entretanto, muitos dos modelos acentuam as curvas femininas, não excluindo a sensualidade. Além disso, mulheres que estejam acima do peso podem aproveitar essa onda e usar os maiôs retrô para esconder as gordurinhas.

Modelos de maiôs retrô

Um modelo de maiô retrô mais ousado (Foto: Divulgação)

Praticamente todos os modelos de maiôs retrô têm como principal característica as cavas menores. Da mesma forma que as peças comuns, eles também apresentam diferentes versões, como o busto tomara que caia, o modelo frente única ou com alcinhas laterais. O bojo também aparece, para auxiliar a sustentação de seios maiores. Para as corajosas, o modelo mais tradicional é aquele que cobre totalmente a área da virilha. Alguns chegam a parecer pequenos shorts, que podem estar enfeitados com babados, lacinhos e outros detalhes.

Dicas para usar maiôs retrô

Decote mais profundo, para equilibrar o look (Foto: Divulgação)

Quem não se importa com marcas maiores de sol pode se jogar na tendência. Embora a moda praia ainda seja um pouco conservadora, sendo os biquínis pequenos a preferência, já se notam muitas mulheres que aderiram à moda retrô. Quem já decidiu deve ter atenção ao modelo. Se a mulher estiver acima do peso, a dica é apostar em modelos feitos com tecidos mais grossos e que apertem a cintura, ajudando a modelá-la. Também é válido dar preferência aos maiôs que tenham o busto um pouco mais cavado e com bojo, como forma de valorizar os seios e equilibrar o look. Para finalizar, quem já adquiriu o seu, mas desistiu de usá-lo, na praia, que tal aproveitá-lo para um banho de piscina, à noite? Outra dica é montar um look anos 50, com o maiô e uma saia, usando-o em outras ocasiões.

Veja mais sobre as tendências: Moda praia 2013: tendências

Saiba como usar outras peças retrô: Dicas para usar roupas retrô

Outros artigos

Curso gratuito de Desenhista SENAI Bahia

17/05/2012

Curso gratuito de Desenhista SENAI Bahia

[caption id="attachment_448448" align="aligncenter" width="400" caption="O SENAI Bahia estará recebendo, até 23 de maio, as inscrições para os cursos gratuitos do 2º...

Novo Macbook Pro: saiba mais

26/10/2012

Novo Macbook Pro: saiba mais

Um evento realizado no último dia 23 de outubro, em San Jose, nos Estados Unidos, marcou a apresentação de uma série de novos produtos da Apple, que estarão à venda ...