Maiores Bilheterias do Cinema Brasileiro

Em 1896 chegaram ao Rio de Janeiro os primeiros aparelhos de projeção cinematográfica, e as primeiras filmagens foram realizadas em 1898, mas foi em…

Por Editorial MDT em 26/08/2011

Em 1896 chegaram ao Rio de Janeiro os primeiros aparelhos de projeção cinematográfica, e as primeiras filmagens foram realizadas em 1898, mas foi em 1907 com a chegada da energia elétrica industrial que o comércio cinematográfico começou a se desenvolver. Com a chegada do Cinema Novo em 1960, os filmes começaram a abordar temas verdadeiramente brasileiros, mostrando o nosso país e seu verdadeiro povo.  Sua primeira fase abordava o cotidiano popular e a mitologia nordestina, deixando de lado o american way of life . Sua segunda fase focalizou em temas políticos, em destaque a ditadura militar.  A terceira fase teve influência do tropicalismo, compreendida entre 1968 e 1972.

Não é novidade para ninguém que a maioria dos filmes que encontramos em cartaz pelos cinemas do Brasil são internacionais, e os blockbusters ainda são os filmes mais assistidos no País. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o cinema brasileiro é muito bom, e foi por isso que o Mundo das Tribos fez uma seleção dos filmes que obtiveram as maiores bilheterias do cinema brasileiro. Confira e assista!

5º.          O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão é uma comédia infantil dirigida por J.B. Tanko, estrelada pelos Trapalhões Renato Aragão, Mussum e Dedé Santana. Os amigos Pilo e Duka ganham a vida simulando brigas nas praças públicas, enquanto Fumaça recolhe as aposta. A jovem Glória imaginando que são homens corajosos, os contrata para uma expedição as minas do rei Salomão, onde seu pai é prisioneiro. Durante a jornada, eles enfrentam uma bruxa malvada disposta a tudo para impedir que eles cheguem até o tesouro. Lançado em Agosto de 1977 foi um sucesso de público com 5.786.226 espectadores e cerca de 13,9 milhões de reais de bilheteria.

4º.          Se Eu Fosse Você 2 é uma comédia romântica de Daniel Filho, estrelada por Glória Pires e Tony Ramos. A continuação de Se Eu Fosse Você retrata a história de Claudio e Helena Maria alguns anos depois da primeira troca. O casal em meio a uma crise descobre que sua filha de 16 anos está grávida, e quando decidem formalizar a separação trocam de corpo pela segunda vez. O Filme lançado em Janeiro de 2009 e levou 6.137.039 brasileiros aos cinemas.

3º.      A Dama do Lotação é um drama erótico, dirigido por Neville de Almeida. O filme estrelado por Sônia Braga conta a história de Solange e Carlos, que se conhecem desde a infância e casam-se. Após ser estuprada por seu marido na noite de núpcias, ela fica traumatizada e não quer mais nada com ele. Solange começa a fazer sexo com homens que encontra dentro da lotação. Lançado em Abril de 1978, ocupa a terceira colocação em bilheteria com 6.509.134 espectadores.

2º.          Dona Flor e Seus Dois Maridos é uma comédia dirigida por Bruno Barreto baseada no livro homônimo de Jorge Amado. O filme estrelado por Sônia Braga, Mauro Mendonça e José Wilker retrata a história de Dona Flor, viúva do malandro Vandinho que logo se casa com um farmacêutico recatado. Com saudades do antigo marido, faz com que ele retorne em espírito, e passa a viver com os dois maridos. Lançado em Novembro de 1976 levou 10.735.524 pessoas aos cinemas brasileiros e foi refilmado nos Estados Unidos como Meu Adorável Fantasma, em 1982.

1º.      Tropa de Elite 2: o Inimigo Agora é Outro foi dirigido por José Padilha e estrelado por Wagner Moura. A história de Tropa de Elite 2 ocorre treze anos após o primeiro filme, a história retrata os conflitos entre os policiais e milícias do Rio de Janeiro, além dos problemas enfrentados pelo Coronel Nascimento com seu filho adolescente. O filme foi lançado no Brasil no dia 08 de Outubro de 2010  e atingiu a incrível marca de 11.081.199 espectadores, o filme mais visto da história do cinema brasileiro superando Dona Flor e Seus Dois Maridos, que manteve seu posto de primeiro colocado por 34 anos.

Top