Maior parte dos brasileiros desaprovam o serviço de saúde pública

PUBLICIDADE

O serviço de saúde da rede pública é avaliado como ruim ou péssimo por 61% do brasileiros, segundo um levantamento recém-publicado pelo Ibope. A pesquisa foi solicitada pela Confederação Nacional da Indústria.

De acordo com a análise, apenas 10% dos participantes consideram a qualidade do Sistema Único de Saúde como boa ou ótima. O atraso no atendimento foi marcado como a principal dificuldade do sistema público por 55% dos entrevistados. Na segunda posição, a falta de aparelhos e de centros de saúde foi indicada por 10% dos participantes, acompanhada pela falta de médicos, segundo 9% dos entrevistados.

Para melhorar a condição do serviço, 57% dos participantes disseram ser necessário adicionar o número de clínicos e 30% afirmaram que o SUS aperfeiçoaria se os funcionários tivessem aumento de salário.

PUBLICIDADE

Ainda de acordo com a análise, 85% dos entrevistados não notaram melhorias na saúde pública nos últimos três anos. Do total, 43% dos participantes disseram que o sistema piorou.

A pesquisa destacou ainda que 24% possuem planos de saúde particulares, em sua maioria, pelo empregador. E mais, 61% dos participantes usaram algum serviço de saúde nos últimos meses e 79% deles o realizaram na rede pública.

Recursos

A maioria  dos participantes da entrevista (95%) reconhecem a seriedade e a necessidade de se reservar mais recursos para a saúde. Para 82% dos entrevistados, os recursos suplementares podem ser adquiridos se o governo acabar com a corrupção.

Apenas 4% dos participantes acreditam ser necessário adicionar tributos para obter mais verbas para investir na área da saúde. A entrevista contou a participação de 2.002 pessoas em 141 cidades entre os dias 16 e 20 de setembro de 2011.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.