Maior competição esportiva das Américas, Jogos Pan-Americanos começam nesta sexta

Anfitrião, México abriga a edição dos Jogos pela terceira vez. Cerimônia de abertura acontece no estádio Omnilife. Competição se encerra no dia 30 deste mês

Jogos Pan-Americanos têm início nesta sexta e terminam no dia 30

Às vésperas do início dos 16º Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, que têm início nesta sexta, a ansiedade toma conta de atletas e torcedores de todos os 42 países envolvidos na disputa.

Maior competição esportiva das Américas, o Pan trará um misto de superação e emoção a cada dia de provas, que vão acontecer até o dia 30 de outubro. A cerimônia de abertura será realizada no dia 14, no Estádio Omnilife, com capacidade para acomodar 45 mil pessoas. Além das cerimônias de abertura e encerramento, o estádio será palco também das competições de Futebol durante o Pan.

Capital do Estado de Jalisco e um dos mais importantes centros comerciais do país, Guadalajara se preparou para sediar um dos melhores Jogos de toda a história. E um fator da natureza promete deixar a disputa ainda mais emocionante: a altitude. A cidade está localizada num planalto a mais de 1.500 metros de altitude, o que obrigou atletas de diversos países, não acostumados a conviver com a altitude, a passarem por períodos de treinamentos especiais para minimizar os efeitos provocados por ela.

Ao todo 5.996 atletas participarão das 42 modalidades esportivas pertencentes aos Jogos, que serão realizadas em 34 locais totalmente estruturados para receber as provas.

A delegação brasileira é a terceira maior do Pan, com 519 atletas. Só perde para o anfitrião México, que ostenta o título de maior delegação dos Jogos, com 644 competidores, e para os Estados Unidos, que com 620 esportistas possui a segunda delegação mais numerosa em Guadalajara.

Top