Maguila é internado com Alzheimer

Maguila está sedado e internado no Hospital das Clínicas, em São Paulo. Diagnosticado há três anos com Mal de Alzheimer, o boxeador demonstrou agressividades…

Por Isabella Moretti em 21/01/2013

Maguila está sedado e internado no Hospital das Clínicas, em São Paulo. Diagnosticado há três anos com Mal de Alzheimer, o boxeador demonstrou agressividades nos últimos dias por causa de um quadro de insônia.

Maguila não tem seguido o tratamento contra o Mal de Alzheimer. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Os Primeiros Sinais de Mal de Alzheimer

A internação de Maguila

Irany Pinheiro, a esposa de Maguila, tem acompanhado a situação do marido de perto. Segundo ela, os médicos darão nesta segunda-feira (21) os resultados dos exames. Somente assim a família poderá saber se o boxeador segue internado no hospital ou poderá ir para casa.

Sobre a internação de Maguila, Irany fez a seguinte declaração: O quadro dele está estável. Foram pedidos alguns exames ontem e sexta. Estamos aguardando para amanhã. Ele foi sedado para tentar ficar mais calmo e dormir um pouco. Ele não dorme direito, então fica mais irritado. Estou a todo instante no quarto porque ele não quer que a gente reveze.

A doença de Maguila

Desde que foi diagnosticado com Mal de Alzheimer, Maguila tem enfrentado momentos difíceis em sua vida. A princípio, o ex-atleta se negou a acreditar na palavra do médico e se recusava a tomar os remédios direito.

A mãe de Maguila teve Mal de Alzheimer. (Foto:Divulgação)

Maguila deu a seguinte declaração sobre a sua doença: “Não tem nada de Mal de Azar [Alzheimer]. Minha mãe morreu com 89 anos com Mal de Azar, e todas as irmãs dela têm Mal de Azar. Vai morrer tudo com isso. Eu estou bem, graças a Deus. Eu tenho é muita safadeza”.

Por causa do diagnóstico de Alzheimer, o ex-boxeador tem apresentado os sintomas típicos, como a perda da memória. De acordo com Irany Pinheiro, Maguila tem dificuldades para recordar ou reconhecer alguns amigos.

Para o neurologista Luis Pascuzzi, a profissão de lutador contribuiu com o surgimento precoce da doença. Os constantes impactos que Maguila sofria no crânio podem ter gerado microlesões cerebrais que contribuíram com os primeiros sintomas do Mal de Alzheimer.

Vida e carreira de Maguila

Maguila se tornou um dos principais nomes do boxe brasileiro. (Foto:Divulgação)

José Adilson Rodrigues dos Santos nasceu em Aracaju e se tornou um dos principais nomes do boxe brasileiro. O apelido de Maguila foi dado graças à semelhança do lutador com o personagem Magilla Gorilla.

Ao longo da sua carreira, Maguila conquistou 77 vitórias, 61 delas por nocaute, em 85 lutas. Ele se aposentou do boxe em 2000 e passou a se dedicar a outras atividades: gravou um CD, fez participações em programas de TV e tentou, sem sucesso, se tornar deputado. Atualmente, com 54 anos de idade, o ex-boxeador mantém uma ONG junto com a esposa que ensina boxe para jovens carentes.

Veja também: Famosos que sofreram com Alzheimer: Fotos

Top