Mafalda completa 50 anos

Na última quinta-feira (15), a personagem de tirinhas Mafalda, completou 50 anos de existência. Mafalda na realidade é uma garotinha de apenas seis anos,…

Mafalda e seu criador Quino

Na última quinta-feira (15), a personagem de tirinhas Mafalda, completou 50 anos de existência. Mafalda na realidade é uma garotinha de apenas seis anos, mas que possui muito conhecimento sobre o mundo e odeia todo tipo de violência, fazendo sempre críticas bem ‘ácidas’ sobre a guerra, a injustiça social, e principalmente sobre as estranhas manias dos adultos, se tornando um sucesso por sua língua afiada e a vontade de expressar tudo o que realmente pensa.

Apesar de ter alcançado a fama na década de 70, sua criação ocorreu em 1962, devido a uma campanha publicitária de máquinas de lavar roupa, onde a garotinha devia ser a protagonista e a propaganda veiculada através do jornal Clarin. No final, a publicação rompeu com a empresa que faria o anúncio e a propaganda com Mafalda nunca chegou a ser anunciada.

Personagem foi criada em 1962 para uma campanha publicitária.

Três anos depois, os quadrinhos com a personagem passaram a ser publicados diariamente no Mundo Buenos Aires, e quando o jornal faliu, as tirinhas passaram a ser publicadas no semanário Sete Dias Ilustrados. No ano de 1973, o criador da personagem Joaquim Salvador Lavado, conhecido como Quino, percebeu que não poderia falar de assuntos mais atuais graças a  regularidade com que o jornal era veiculado e decidiu parar de publicá-las.

Apesar das tirinhas de Mafalda não serem feitas há muitos anos, ainda há diversos jornais e revistas que usam os quadrinhos em suas publicações, pois os comentários e pensamentos da garotinha continuam tão atuais como eram há 50 anos. Desde que Quino resolveu para de fazer as tirinhas sobre a personagem, raramente houve novas criações, exceto algumas campanhas publicitárias como as da Unicef, que usava a garotinha representando o pedido de mais paz e amor para o nosso mundo.

Estátua da personagem na praça Mafalda, na Argentina.

Mesmo tendo criado a personagem no ano de 1962, Quino afirma que para ela, Mafalda só completa 50 anos em 2014, pois a primeira publicação sobre a garotinha ocorreu no dia 29 de setembro de 1964 na revista “Primeira Plana”. “Pensar em uma cronologia para um personagem de tirinhas é difícil. A Mafalda continua sendo uma menina e sempre será assim, por isso, Quino considera que o aniversário de Mafalda é o dia de sua primeira publicação na imprensa, 29 de setembro de 1964. Festejaremos em dois anos“, diz o site oficial da personagem sobre as homenagens que surgiram pelo aniversário da personagem.

Leia Também:  Memes do debate presidencial nas redes sociais

Top