Macarrão cremoso ao forno

O macarrão é um alimento muito consumido no mundo todo, além de saboroso também possui propriedades nutritivas.  Embora muitos acreditem que ele seja uma…

Por Editorial MDT em 04/02/2012

Macarrão cremoso uma receita de dar água na boca

O macarrão é um alimento muito consumido no mundo todo, além de saboroso também possui propriedades nutritivas.  Embora muitos acreditem que ele seja uma invenção italiana, diz à lenda que a massa surgiu na China, depois foi trazido à Itália por Marco Polo e se espalhou pelo mundo tornando-se uma das comidas mais populares e globalizadas de todos os tempos.

Os principais nutrientes do macarrão são os carboidratos, grande fonte de energia para o organismo realizar as suas funções, além de ser dotado de carboidrato do tipo complexo, tornando a digestão e absorção muito mais lenta, o que faz com que a sensação de saciedade dure por mais tempo, como resultado, a absorção mais demorada faz com que o aumento do nível da glicemia no sangue seja menor. Também tem o macarrão integral que possui maior quantidade de fibras alimentares, sais minerais e vitaminas do que o feito de farinha de trigo refinada. Fonte de energia

No Brasil, a farinha de trigo é fortificada com certos nutrientes que são adicionados no alimento. Por isso o macarrão fornece ferro e ácido fólico ao corpo. O ferro é muito importante para os glóbulos vermelhos do sangue e o ácido fólico é essencial para produção do material genético e previne má formação do feto.

O macarrão pode ser incrementado com variações de molho e diversas maneiras de preparo. Confira uma receita deliciosa para você se deliciar com sua família.

Macarrão fonte de energia

Macarrão cremoso ao forno

Ingredientes:

– ½ quilo de macarrão tipo parafuso
– 1 cebola média cortada em rodelas finas
– 3 colheres de sopa de óleo de soja
– 2 tabletes de caldo de galinha
– 10 azeitonas verdes sem caroço picadas
– 3 colheres de sopa de molho de tomate de sua preferência
– 2 colheres de sopa de amido de milho
– 1 copo de água temperatura ambiente
– 1 copo de requeijão
– 250 gramas de queijo fatiado de sua preferência
– orégano a gosto

Modo de fazer

Cozinhe o macarrão e deixe no ponto AL dente e reserve.

Em uma panela adicione o óleo e refogue a cebola, acrescente as azeitonas, os dois tabletes de caldo de galinha e o molho de tomate e deixe refogar bem. Misture o amido de milho no copo com água e despeje no molho. Em seguida, acrescente meio copo de requeijão de sua preferência.

Com o restante do requeijão unte um prato refratário e adicione o macarrão, cubra com o molho e por cima coloque as fatias de queijo e então, salpique orégano a gosto. Leve ao forno até que o queijo derreta. Sirva quente.

Top