Macaco muriqui pode ser mascote dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro de 2016

Macaco muriqui pode ser mascote dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro de 2016

Redacao 29/04/2016 Notícias

Uma campanha para eleger o macaco da espécie muriqui a ser o mascote dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016 foi lançada pela Secretaria estadual do Ambiente. Foi criado um site para candidatura, que teve início de funcionamento nessa quarta-feira (26), para que as pessoas possam votar no macaco e levar o projeto adiante.

O macaco foi escolhido para lembrar e alertar que a espécie está ameaçada de extinção. Com isso o objetivo é buscar apoio da população brasileira nessa causa, ou seja, conseguir conscientização para a proteção do animal. Além disso, a espécie possui características que se encaixam perfeitamente no espírito olímpico, como por exemplo a solidariedade e facilidade de harmonia em grupo.

Segundo o governo, o muriqui é considerado o maior primata das Américas e hoje, de acordo com a Secretaria do Ambiente, existem apenas 1,3 mil espécimes do macaco na natureza.

A campanha de eleição do muriqui conta com ajuda de artistas, em especial estão Gilberto Gil, Camila Pitanga e Chico Buarque, que participam do vídeo oficial. No site é possível que o público conheça todo o kit de comunicação, que inclui o filme, a logomarca, material gráfico e até mesmo o bicho de pelúcia.

Com o nome “Muriqui Rio 2016” e slogan “Abrace você também essa ideia”, a música “Aquele Abraço” de Gilberto Gil foi cedida por direitos autorais para realização da campanha. Tal conceito foi escolhido pelas manias do animal, que gosta de abraçar e é muito hospitaleiro, refletindo, consequentemente, o “jeitão” do carioca.

“A música foi escolhida devido ao fato de se tratar de um primata com hábitos muito sociais, que adora abraçar intensamente, o que também está de acordo com a imagem hospitaleira dos cariocas”, disse Marilene Ramos, presidente do Instituto Estadual do Ambiante (Inea).

A candidatura do muriqui será apresentada oficialmente no Jardim Botânico do Parque Lage, na Zona Sul.

Outros artigos

Cuidados com o cão durante o verão

06/01/2012

Cuidados com o cão durante o verão

Com a chegada do verão a temperatura sobe muito, os exercícios físicos e a alimentação passam a se tornar ainda mais importantes para manter a boa forma. Assim como ...

Concertina Preços, onde Comprar

03/03/2011

Concertina Preços, onde Comprar

Hoje as lojas online se tornaram um verdadeiro sucesso entre os internautas,e por este motivo lojas famosas e conceituadas do mercado além das diversas lojas fís...