Macaco muriqui pode ser mascote dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro de 2016

PUBLICIDADE

Uma campanha para eleger o macaco da espécie muriqui a ser o mascote dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016 foi lançada pela Secretaria estadual do Ambiente. Foi criado um site para candidatura, que teve início de funcionamento nessa quarta-feira (26), para que as pessoas possam votar no macaco e levar o projeto adiante.

O macaco foi escolhido para lembrar e alertar que a espécie está ameaçada de extinção. Com isso o objetivo é buscar apoio da população brasileira nessa causa, ou seja, conseguir conscientização para a proteção do animal. Além disso, a espécie possui características que se encaixam perfeitamente no espírito olímpico, como por exemplo a solidariedade e facilidade de harmonia em grupo.

Segundo o governo, o muriqui é considerado o maior primata das Américas e hoje, de acordo com a Secretaria do Ambiente, existem apenas 1,3 mil espécimes do macaco na natureza.

PUBLICIDADE

A campanha de eleição do muriqui conta com ajuda de artistas, em especial estão Gilberto Gil, Camila Pitanga e Chico Buarque, que participam do vídeo oficial. No site é possível que o público conheça todo o kit de comunicação, que inclui o filme, a logomarca, material gráfico e até mesmo o bicho de pelúcia.

Com o nome “Muriqui Rio 2016” e slogan “Abrace você também essa ideia”, a música “Aquele Abraço” de Gilberto Gil foi cedida por direitos autorais para realização da campanha. Tal conceito foi escolhido pelas manias do animal, que gosta de abraçar e é muito hospitaleiro, refletindo, consequentemente, o “jeitão” do carioca.

“A música foi escolhida devido ao fato de se tratar de um primata com hábitos muito sociais, que adora abraçar intensamente, o que também está de acordo com a imagem hospitaleira dos cariocas”, disse Marilene Ramos, presidente do Instituto Estadual do Ambiante (Inea).

A candidatura do muriqui será apresentada oficialmente no Jardim Botânico do Parque Lage, na Zona Sul.

Leia também:

2 Comentários

  • Caro Adalton!
    As principais características dos mascotes tem sido a simpatia e acho que deveria continuar assim. Nesse sentido creio que a Ararinha Azul que citaste ou o Mico Leão Dourado poderiam ser boas alternativas já que a alternativa de um papagaio foi queimada com a criação do Zé Carioca. Como a Olimpiada mesmo sendo no Rio de Janeiro será associada ao Brasil, um Indiozinho seria uma boa alternativa.

    Xavier

  • Os símbolos de todos os países que sediam olimpíadas , geralmente são mascotes que demonstram imponência,poder , respeito e beleza, como ursos ,lobos, águia ,tigres dentre outros fascinantes ,nesta perspectiva esperava com certo entusiasmo e orgulho que o nosso símbolo fosse algo na mesma linha, como no mínimo a nossa onça pintada , um jacaré do pantanal a bela arara azul ou outros maravilhosos da nossa fauna, mas resolveram colocar um “macaco”! E por sinal com um nome horrível ‘Muriqui’ !!! Fiquei e estou frustrado com essa escolha, mas como a minha ou a nossa opinião não adianta nada nessa suposta democracia ,onde deveríamos ser consultados , vamos esperar que o nosso pais faça bonito e ganhe muitas medalhas em 2016!

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.