Má Qualidade do Ar é um Risco para Saúde, Saiba Mais

Vias respiratórias, coração e até o sistema nervoso podem ser atingidos, conheça as doenças relacionadas à poluição […]

Por Redacao em 20/09/2011

Quem mora nos grandes centros urbanos já está acostumado com a poluição, parece até que já faz parte do cotidiano das pessoas ver o céu acinzentado e sentir o ar pesado. Mesmo nas pequenas cidades a má qualidade do ar já é perceptível e doenças aparecem todos os dias devido a esse perigo muitas vezes invisível aos olhos.

Embora os riscos da poluição possam atingir a todos, as crianças são as que mais sofrem, pelo fato de serem menos protegidas nas fases inicias da vida e de terem ações que as deixam suscetíveis, como engatinham e colocar a mãe na boca. Além disso, 40% das doenças pediátricas estão relacionadas à má qualidade do ar respirado por elas.

Doenças causadas devido à má qualidade do ar

É comum imaginar que a poluição cause doenças respiratórias (asma, alergias ou bronquite), isso é uma verdade e bastante comum, na Europa, por exemplo, essas doenças são a principal causa de hospitalização. Porém, quando o ar não é de qualidade, os riscos à saúde vão além das vias aéreas, podendo chegar ao coração e até casos de aborto espontâneo, causados por causa das partículas de poluição que podem ocasionar má circulação sanguínea na região do útero.

Algumas doenças cardiorrespiratórias relacionadas à má qualidade do ar, todas ligadas à diminuição da circulação sanguínea:

Arritmia cardíaca;

Arteriosclerose;

Angina;

AVC;

Hipertensão (aumento das crises);

Infarto do miocárdio.

Além da respiração e do coração a poluição pode atacar o sistema nervoso, segundo estudo publicado na revista Molecular Psychiatry há evidências de que sejam causadas também doenças neurodegenerativas (as mais conhecidas são a Doença de Parkinson e o Mal de Alzheimer).

Poluição e beleza

Seria possível você ficar mais bonito se não houvesse tanta poluição? A resposta é sim, já que ao respirar no ar contaminado você inala radicais livres, que são nocivos ao corpo e contribuem para o envelhecimento. Para quem tem acne uma notícia ruim: a poluição prejudica ainda mais a pele, obstruindo os poros e favorecendo a proliferação de bactérias.

Por que tantas doenças devido à poluição?

Ao respirar inalamos o ar poluído pela queima de combustíveis fósseis e levamos para dentro do nosso corpo partículas prejudiciais a nós mesmo, ao entrar em contato com a nossa corrente sanguínea, as partículas causam inflamações no organismo.

Se o dia for ensolarado haverá alta incidência de ozônio, gás poluidor, tornando os dias de sol bastante perigosos. Se a umidade relativa do ar for pouca, os gases ozônio, monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio e dióxido de enxofre ficam no ar que respiramos.

Fugindo da poluição

Se você acha que ficar em casa ajuda a fugir da poluição, está enganado! Principalmente se você mora próximo a avenidas movimentadas, onde o ar externo e poluído se mistura ao ar interno do seu lar.

Como não é possível entrar em uma bolha com ar saudável e fugir da poluição, tentar manter um padrão de vida saudável parece ser a melhor opção. Pratique exercício físico, não fume e tente não entrar em contato com o ar poluído nas horas de maior pico de carros nas avenidas e ruas. Hábitos saudáveis podem ajudar você a fugir dos efeitos da poluição, mesmo tendo que encontrá-la todo dia.

Top