Lula começa hoje o tratamento contra o câncer e cancela compromissos

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (66),  inicia nesta segunda-feira (31), o tratamento contra o tumor maligno, situado na laringe, na parte de…

Por Editorial MDT em 31/10/2011

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (66),  inicia nesta segunda-feira (31), o tratamento contra o tumor maligno, situado na laringe, na parte de cima da glote. Lula cancelou todos os compromissos por causa da doença.

O ex-presidente realizará a primeira sessão de quimioterapia, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Lula não necessitará ser internado e retornará para seu apartamento, em São Bernardo do Campo (SP), no mesmo dia.

O tratamento deverá durar aproximadamente três meses. Lula necessitará passar por três séries de quimioterapia, com sessões a cada 20 dias. Os médicos ainda não resolveram se Lula irá também realizar a radioterapia. Uma conferência  com a equipe médica que cuidará do ex-presidente deve acontecer nesta segunda. O presidente deseja que todas as informações sobre o tratamento sejam noticiadas.

Lula foi obrigado a cancelar todos seus compromissos até janeiro de 2012 devido ao tratamento. De acordo com Paulo Okamoto, presidente do Instituto Cidadania,  Lula iria para Porto Alegre (RS) para receber um prêmio, República Dominicana e Venezuela, onde encontraria com o presidente Chavez, entre os dias 8 e 11 de novembro.

“Todos os compromissos serão cancelados. Não dá para ele viajar para tantos lugares durante o tratamento”, afirmou Okamoto, que esteve no hospital Sírio Libanês no sábado (29).

O câncer

Lula aos 66 anos, estava com rouquidão analisada fora do normal e vinha reclamando de dores na garganta nos últimos tempos.

De acordo com o médico Rafael Possik, oncologista do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde o ex-presidente deu entrada na noite de sexta-feira (28), este tipo de tumor está espontaneamente relacionado a ingestão de álcool e tabaco.

A laringe é um orgão localizado na região do pescoço e possui a funções respitórias relacionadas ao aparelho vocal. Este tipo de cancer atinge sobretudo homens, e é um dos mais comuns na região superior do corpo.

De acordo com o Inca (Instituto do Câncer), as pessoas que fumam possui dez vezes mais chances de adquirir câncer de laringe que pessoas que não fumam. Este tipo de cancer representa cerca de 25% dos tumores malignos na região da cabeça e pescoço.

Top