Lugares Turísticos em Recife

Mário Quintana popularizou uma frase que é até hoje repetida por todos: “viajar é trocar a roupa da alma”. Difícil discordar, pois conhecer lugares,…

Por Redacao em 30/05/2011

Mário Quintana popularizou uma frase que é até hoje repetida por todos: “viajar é trocar a roupa da alma”. Difícil discordar, pois conhecer lugares, pessoas, costumes e culturas novas pode ser considerado como algo que renova nossas energias para o cotidiano do trabalho, dos estudos, ou da rotina que é presente na vida de milhares de pessoas. Não somente para a quebra de rotina dos papéis que as pessoas desempenham na sociedade, mas também para uma realização pessoal, ou para a renovação de um relacionamento, seja ele entre um casal, entre familiares ou entre amigos, viajar pode trazer novos ares.

E neste grande país que é o Brasil, belas opções para se conhecer não faltam. Qualquer região escolhida pode oferecer lindas paisagens, povo acolhedor, natureza encantadora e construções interessantes. Enquanto muitas pessoas procuram conhecer outros países, algumas delas não sabem o que estão perdendo antes de visitarem os diversos pontos turísticos de seu próprio país. E uma cidade que trás muitas opções, e está sempre repleto de turistas é o Recife.

Localizado às margens do Oceano Atlântico, no estado do Pernambuco, o município é, atualmente, o local com a maior aglomeração urbana de todo o nordeste brasileiro. Recife tem, como comparação (cidade-irmã) cidades como Amsterdam, na Holanda, Dallas, nos Estados Unidos, Porto, em Portugal. E, sendo assim, com muitas opções de turismo, o município tem lugares que são procurados o ano inteiro, por pessoas não somente do Brasil, mas também do mundo inteiro. Neste texto, estão elencados alguns lugares do Recife, que você precisa conhecer.

Um dos mais famosos é Porto de galinhas. Repleto de belezas naturais, o lugar oferece mais de 18 quilômetros de praias com areias brancas e águas mornas transparentes, o lugar é totalmente afastado do cotidiano urbano. Os bancos de corais também são atrações que devem ser visitados. A rede hoteleira é fasta e sobram opções para os turistas. Qualquer adjetivo sobre Porto de galinhas pode estar reduzindo a beleza do lugar. Se for necessário escolher somente um lugar para visitar em Recife, você já sabe qual deles escolher.

A Oficina Brennand, um conjunto arquitetônico de grande originalidade, é um lugar único no mundo. Tem como origem o ano de 1971, nas ruínas de uma olaria e, projetada por Francisco Brennand, o lugar é uma mistura de artes, proporcionando diferentes sensações em cada visitante do lugar.  As tentativas de descrição da Oficina também não são tão satisfatórias, e você deve conhecer para tentar absorver a parcela do que é a localidade. Considerada sempre em mutação, o próprio site do lugar tenta definir a Oficina Brennand como “um conjunto arquitetônico monumental de grande originalidade, em constante processo de mutação, onde a obra se associa à arquitetura para dar forma a um universo abissal, dionisíaco, subterrâneo, obscuro, sexual e religioso”.

Outras muitas opções encantam os turistas em Recife, como o Teatro Nova Jerusalém, a Torre Malakoff, a Casa da Cultura, o Forte Orange e a Ponte Maurício de Nassau.

Top