Lugares para praticar stand up paddle

O stand up paddle é um esporte que está ganhando fama entre os brasileiros. A modalidade não exige intenso preparo físico e pode ser…

O stand up paddle é um esporte que está ganhando fama entre os brasileiros. A modalidade não exige intenso preparo físico e pode ser praticada por pessoas de todas as idades. Estima-se que, atualmente, há 12 mil praticantes de stand up paddle no Brasil.

Tudo sobre o stand up paddle

O stand up paddle surgiu nos anos 40, no Havaí. Os instrutores de surfe remavam em enormes pranchas de madeira para acompanhar os alunos. O Brasil só começou a ter contato com a modalidade através do surfista Rico de Souza, que é considerado um dos nomes mais importantes do surfe nacional.

Divertido e refrescante, o stand up paddle é uma espécie de surf com remo, no qual a pessoa só precisa de uma prancha e de um remo para praticar. Também é recomendado usar um colete de salva-vidas como principal equipamento de segurança. A modalidade normalmente é praticada em rios, nas lagoas e no mar.

O esporte aquático, também chamado de SUP, possibilita entrar em contato com a natureza. Ao remar sobre uma prancha, o praticante desenvolve os membros inferiores e superiores do seu corpo.

Existem duas formas de praticar stand up paddle. No SUP Surf, o praticante desce as ondas em pé na prancha e com o auxílio de um remo. Já no SUP Remada, a ideia é conseguir manter o equilíbrio e se deslocar pelas águas calmas.

Antes de se tornar adepto ao stand up paddle, é importante procurar uma escola especializada ou um professor capacitado para aprender as principais técnicas do esporte.

Onde praticar stand up paddle?

Confira a seguir uma seleção de lugares para praticar stand up paddle:

Lagoa dos Ingleses, em Belo Horizonte
Trata-se de uma lagoa artificial, que nos últimos tempos tem recebido muitos praticantes de SUP. O lugar permite realizar deliciosos passeios remando sobre a prancha.

Lagoa da Conceição, em Florianópolis
A Lagoa Conceição ocupa uma área de 19,71 km² O local é cercado por uma natureza preservada e garante belíssimas paisagens.

Lago do Tarumã, no Amazonas
O Tarumã é um lago artificial amazonense que atrai muitos praticantes de SUP. O lugar apresenta a fauna e a flora preservadas e oferece águas calmas para remar.

Praia da Baleia, em São Sebastião
Quem deseja arriscar algumas remadas no mar, pode apostar na Praia da Baleia, localizada em São Sebastião (SP). O lugar tem escolas de esportes aquáticos, além do que aluga pranchas e remos.

Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro
A lagoa situada na Zona Sul do Rio é considerada um verdadeiro point para os praticantes de SUP. O lugar também permite contemplar uma vista maravilhosa.

Praia do Leblon, no Rio de Janeiro
Com 1,3 km de comprimento, a Praia do Leblon também se destaca como um bom lugar para remar sobre a prancha.


Top