Lugares para praticar montanhismo

Desde os tempos antigos, as montanhas sempre chamaram a atenção do homem. Para se chegar a elas, era preciso encarar diversos obstáculos, através de…

Por Andre em 14/01/2013

Desde os tempos antigos, as montanhas sempre chamaram a atenção do homem. Para se chegar a elas, era preciso encarar diversos obstáculos, através de longas caminhadas. Essa atividade foi uma das precursoras do montanhismo, que atualmente é definido como a prática de subir montanhas através da caminhada.

Ligado ao turismo ecológico, o montanhismo muitas vezes é confundido com o alpinismo, nome dado a uma atividade semelhante que é praticada na região dos Alpes (Europa), que tem algumas diferenças em relação às caminhadas para subir montanhas.

Considerado uma ótima opção para quem deseja ter um contato maior com a natureza e esquecer um pouco dos problemas cotidianos, o montanhismo pode ser praticado por qualquer pessoa, desde que passe por avaliação física e médica e tenha muita disposição para caminhar.

Dicas: Roteiros de ecoturismo pelo Brasil

No Brasil, existem diversos lugares para praticar montanhismo. Conheça algumas das opções.

Gosta de andar a cavalo? Sugestões de lugares para cavalgar no Brasil

Pico da Neblina (AM)

Localizado no Amazonas, bem na fronteira do Brasil com a Venezuela e a Colômbia, o Pico da Neblina é o ponto mais alto do país, com 2.993 metros de altura, sendo um dos destinos preferidos dos montanhistas da América do Sul.

Pão de Açúcar e Corcovado (RJ)

Pontos turísticos que estão entre os mais procurados do Rio de Janeiro, os morros do Pão de Açúcar e do Corcovado possuem dezenas de opções de rotas de montanhismo, sendo muito procurados pelos adeptos do esporte. Além de tudo, proporcionam belas paisagens da Cidade Maravilhosa.

Dedo de Deus (RJ)

Com 1.692 metros de altitude, o pico do Dedo de Deus fica localizado entre os municípios de Guapimirim, Teresópolis e Petrópolis, no Rio de Janeiro, possibilitando uma vista de tirar o fôlego, de acordo com as pessoas que já estiveram por lá.

Pedra Grande (SP)

Distante cerca de 60 km da capital paulista, a Pedra Grande é uma ótima opção para os fãs de esportes radicais. Uma das trilhas mais famosas da região é a que sai do Vale do Flamboyant, sendo ideal para os iniciantes em montanhismo.

Pico de São Domingos (MG)

Próximo a Cambuí (MG), o Pico de São Domingos é outra boa opção para os adeptos do montanhismo. São 2.100 metros de altitude em relação ao nível do mar e muitas trilhas.

Pedra do Baú (SP)

Também chamado de Complexo do Baú, o conjunto de rochas tem paredes de até 400 metros, com o ponto mais alto (Pedra do Baú) chegando aos 1.950 metros de altitude. Localizado em São Bento do Sapucaí, interior de São Paulo, o local oferece diversas rotas de escalada esportiva.

Top