Lugares para passear de trem no Brasil

Os passeios pelo Brasil são muitos e para todos os gostos, desde as aventuras com trilhas e escaladas até a calmaria com locais distantes…

Os passeios pelo Brasil são muitos e para todos os gostos, desde as aventuras com trilhas e escaladas até a calmaria com locais distantes da cidade, que só trazem o som da natureza aos ouvidos.

Mas existem ainda cidades pelo Brasil que possuem uma atração muito agradável, que apesar de fazer parte da história do país não é muito valorizada – são  os trens de passeio. Apesar de a viagem ser mais longa, esse grande meio de transporte tem a possibilidade de passar por paisagens jamais vistas ao dirigir um carro ou um ônibus, pois ele tem a capacidade de passar por florestas, rios, vales, entre outros locais que encantam qualquer pessoa.

Embora seja um simples meio de transporte de passageiros, o trem traz de volta boas lembranças as pessoas mais antigas e mostra aos mais jovens como esse meio possuía uma função muito importante, resgatando a história de nosso país,  pois foi ele que iniciou a ideia de transportar grande número de passageiros para o mesmo destino.

As empresas turísticas proporcionam um retorno ao passado, através de passeios por cidades históricas por todo o Brasil, quando as viagens pelas paisagens da natureza ainda eram apreciadas.

Uma boa sugestão de passeio de trem é pela ferrovia entre Ouro Preto e Mariana, sendo esta recuperada pela Companhia Vale do Rio Doce, dando a chance de muitos jovens saberem um pouco mais sobre como eram as viagens antigamente.

No trem são encontrados seis vagões puxados por uma locomotiva Maria Fumaça do ano de 1949, com a capacidade para 320 passageiros com direito a funcionários trajados a rigor do início dos anos de 1900. Além de todo o charme nos trajes dos funcionários e a locomotiva antiga, com os tíquetes também não seriam diferentes, sendo estes perfurados completando a reconstituição dos passeios do século passado.

Outro trajeto bastante interessante para ser feito é com o trem das águas, criado pelos ingleses com o objetivo de chegar às belíssimas fontes de águas minerais da região de Minas Gerais. Além da beleza natural, o trem possui uma característica bem diferente, que é a presença de violeiros que alegram o passeio.

Passeios divertidos e bastante animados são feitas em épocas de São João com o Trem do Forró, com destino até a cidade de Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco. O trajeto dá direito a músicas típicas das festas juninas, sendo os passageiros convidados a cantar e dançar durante a viagem.

O retorno ao passado, culturas antigas misturadas ao que é moderno e o valor do turismo são o que fazem com que os trens de passeios sejam conservados, tornando as viagens mais divertidas e aconchegantes.

Top