Lugares para Conhecer em Brasília

A cidade de Brasília é a capital federal do Brasil, localizada no Distrito Federal, ela foi inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo…

A cidade de Brasília é a capital federal do Brasil, localizada no Distrito Federal, ela foi inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então Presidente Juscelino Kubitschek e hoje é a quarta cidade mais populosa do país. É em brasília que estão as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, localizados na Praça dos Três Poderes.

A cidade é toda planejada por um plano urbanístico, elaborado por Lucio Costa, chamado de Plano Piloto, e por isso é dividida em várias regiões administrativas.

Independente de Brasília ser o centro político do país, ela é uma cidade repleta de pontos turísticos e construções belíssimas, diga-se de passagem, feitas pelo renomado arquiteto Oscar Niemayer. Pontos estes os quais veremos melhor a seguir.

I – Congresso Nacional

Este é um local símbolo do nosso país, presumo que a grande maioria dos brasileiros já o viu pela televisão. É um local de visita obrigatória, não só pelo fato de ser o local onde todas as decisões são tomadas, mas também pela possibilidade do acesso aos gabinetes dos deputados e senadores, acesso este que poucos sabem ser possível.

O Congresso Nacional possui dois plenários, a Câmara é a bacia pra cima e o Senado conseqüentemente é a bacia para baixo.

Dentro do prédio, procure por salas como o Salão Negro, o Salão Verde e o Salão Azul, vale a pena conhecê-los.

II – Pontão

O Pontão é um ótimo lugar para passear, tanto de dia quanto a noite, porém recomenda-se a visita noturna para poder apreciar a iluminação especial do local. Trata-se de uma obra arquitetônica, construída frente a um lago e rodeada de shoppings e restaurantes. Sem contar a belíssima vista para a Ponte JK, outro marco muito bonito da cidade.

III – Teatro Nacional Cláudio Santoro

Este prédio possui uma beleza incomparável. É um espaço cultural com três salas, a Sala Martins Penna, a Sala Villa-lobos e a Sala Alberto Nepomuceno. O teatro apresenta eventos culturais o ano inteiro e é uma ótima pedida tanto para os turistas, quanto para os residentes locais.

IV – Museu da República

Esta é uma obra em formato de iglu feita recentemente e ainda não abriga exposições, ao lado existe um complexo com cinemas e lanchonetes e uma biblioteca que ainda não está funcionando. É uma obra bonita, porém ainda sem funcionalidade.

V – Torre de TV

Esta é uma torre com 224 metros de altura construída com o objetivo de dar sinal de televisão para todo o Plano Piloto, e também funciona como mirante, onde se tem uma vista magnífica de todo o Cerrado.

Além destes pontos citados acima, recomenda-se também uma visita a Praça dos Três Poderes, a Catedral Metropolitana, ao Palácio do Itamaraty, ao Catetinho, a Ponte JK, a Ermida Dom Bosco, ao QG do Exército, ao Memorial JK e ao Parque da Cidade.

Por fim, fica a dica em reparar nos prédios da cidade, pois existe uma lei, que é praticamente uma lenda, onde nenhum prédio construído em Brasília pode ser mais alto do o “H”, o prédio central do Congresso Nacional, desta forma, você não encontra nenhum prédio com mais de 28 andares.

Vale a pena fazer turismo em Brasília, além de conhecer os locais onde se instalam a máquina política do país, temos a chance de conhecer uma cidade inteiramente planejada.

Top