Lugares com cavernas no Brasil

O Brasil é um país lindo, cheio de diversidades, de pessoas amáveis e bonitas, e de belezas naturais inexplicáveis. Entre os muitos atrativos do…

Por Editorial MDT em 29/04/2012

O Brasil é um país lindo, cheio de diversidades, de pessoas amáveis e bonitas, e de belezas naturais inexplicáveis. Entre os muitos atrativos do nosso país estão as belíssimas cavernas que atarem milhares de turistas todos os anos. Confira algumas cidades brasileiras que possuem cavernas.

Chapada da Diamantina

A Chapada da Diamantina é uma cidade belíssima,  que recebe milhares de turistas todos os anos e que abriga incontáveis riquezas naturais. O local que hoje está cheio de cavernas, grutas e serras sedimentares, era banhado pelas águas do mar há cerca de 1,8 bilhão de anos. A Chapada era totalmente coberta pelas águas do oceano até que um choque entre placas tectônicas ocorreu, e foi justamente nesta época em que surgiram profundas depressões e fendas que hoje compõem um dos locais mais belos do Brasil. Além das cavernas, a cidade ainda conta com uma linda paisagem repleta de rios, cachoeiras e uma mata cheia de mamíferos e aves.

Cordisburgo

A cidade de Cordisburgo, localizada no Circuito das Grutas, zona turista de Minas Gerais, é conhecida por seus roteiros maravilhosos, perfeitos para quem gosta de explorar as belezas do meio ambiente. Durante todo o ano, é possível desfrutar de belíssimos passeios e caminhadas dentro de grutas e cavernas, e entre os meses de dezembro e março a vista fica ainda mais bonita, pois a umidade deixa as formações brilhantes e criam pequenas lagoas de águas claras e limpas.

A principal atração de Cordisburgo é a Gruta do Maquiné, uma linda caverna que abriga sete salões que estão abertos à visitação pública, e que pode ser percorrido por meio de passarelas que foram construídas para que os turistas possam explorar o local com mais segurança e sem prejudicar o solo e a formações no interior da gruta. A cidade ainda abriga a casa de João Guimarães Rosa, escritor renomado, autor de obras como “Grande Sertão: Veredas”.

Terra Ronca

Terra Ronca é uma importante cidade de Goiás, que abriga o Parque Estadual da Terra Ronca, um dos maiores sítios de cavernas e grutas de toda a América Latina, sendo que muitas delas nem mesmo são representadas em mapas e, por isso, não são conhecidas pelo público. Entre os maiores visitantes da cidade estão os turistas, aspeólogos e aventureiros que se sentem atraídos pelas formações geológicas e pelas inúmeras belezas naturais, como os rios de água cristalina que acabam formando pequenos lagos e grandes salões subterrâneos dentro das cavernas do parque.

Além das cavernas, Terra Ronca ainda conta com muitas cachoeiras, formações de morros que foram esculpidos pelo vento e pela água, além de uma vegetação formada por cerrado, muitos mamíferos e aves, o que torna o local ainda mais lindo e especial.

Top