Lucas Papademos é novo primeiro-ministro da Grécia

Lucas Papademos, de 64 anos, foi nomeado, nesta quinta-feira (10), como primeiro-ministro da Grécia, de acordo com informações do gabinete grego da presidência. Papademos…

Lucas Papademos, de 64 anos, foi nomeado, nesta quinta-feira (10), como primeiro-ministro da Grécia, de acordo com informações do gabinete grego da presidência.

Papademos é ex-vice presidente do Banco Central Europeu (BCE) e com isso, conseguiu durante sua carreira inúmeras experiências no setor financeiro. A maioria acredita que ele é o melhor candidato para tirar a Grécia de sua pior crise econômica, neste período pós-guerra.

Segundo o gabinete da presidência, Papademos fará, nesta sexta-feira (11), o juramento oficial. O mesmo dia em que já deve assumir o governo.

Em discurso ao público, o novo premiê grego pediu cooperação do povo para resolver os problemas que o país enfrenta, os quais ele classifica como uma “encruzilhada crucial” a ser superada.

“A economia grega está enfrentando enormes problemas apesar dos esforços realizados”, afirmou.

“As escolhas que nós faremos serão decisivas para o povo grego. O caminho não será fácil, mas eu estou convencido de que os problemas serão resolvidos mais rápido e a um custo menor se houver união, compreensão e prudência”, disse.

O então primeiro-ministro George Papandreou, oficializou nesta quarta-feira (9) sua renúncia ao cargo, através de um breve discurso transmitido pela TV estatal grega. “Eu gostaria de desejar todo o sucesso ao novo primeiro-ministro e, claro, ao novo governo. Eu vou ficar ao lado deles e apoiá-los com toda a minha força”, declarou.

O novo governo deve ser capaz de conduzir o país em plena crise financeira de forma eficiente, além de supervisionar a implementação de medidas de austeridade requeridas pelos credores do país. Implementar acordos com sócios europeus, para que o país possa receber recursos financeiros, é outra medida crucial.

Top