Look Profissional: Saiba Como Escolher a Roupa de Trabalho

A roupa para trabalhar deve ser diferente das roupas para lazer, academia ou praia, isso parece óbvio, mas ainda há muitas mulheres que misturam…

A roupa para trabalhar deve ser diferente das roupas para lazer, academia ou praia, isso parece óbvio, mas ainda há muitas mulheres que misturam suas roupas, sem selecionar para qual local elas estão mais adequadas. No entanto, é importante ter em mente que cada trabalho exige um look específico, não é possível trabalhar com terninho quando o ambiente é mais descontraído, no entanto, a postura profissional deve ser mantida com roupas que deixem o profissional seguro e passe uma boa imagem.

Na hora de comprar ou separar roupas que servirão para o trabalho é fundamental pensar no conforto que aquela roupa pode proporcionar, afinal, você ficará mais de oito horas por dia com o mesmo tecido no corpo, se for incômodo, pode afetar inclusive seu rendimento na empresa. A regra do conforto vale principalmente para profissionais que não ficam o dia inteiro em escritórios, quem trabalha em pé como professores e vendedores não podem abusar de decores ou roupas muito justas.

Pensar no que vestir para o trabalho, para quem não tem uniforme, não significa apenas estar preocupado com modismos, pois a roupa que você veste passa uma imagem não só sobre você, mas também sobre o local para o qual você trabalha, é muita responsabilidade!

Look para quem trabalha em empresas formais

Há empresas que se preocupam muito com a aparência dos funcionários e embora não tenham um fardamento que deixe a todos iguais, exige uma maneira formal de se vestir, em especial nas instituições financeiras, a roupa deve ser bastante formal, sem decotes ou peças que chamem muita atenção.

Uma dica para as mulheres é manterem seus cabelos bem penteados e uma maquiagem não tão forte, mas que expresse vigor e saúde. Em relação aos acessórios é bom manter o bom senso, informação demais no look profissional não é nada bom.

Leia Também:  Conheça as melhores cidades nos EUA para fazer compras

Look para quem trabalha em empresas informais

Em algumas empresas menos formais como agências de publicidade, de informática ou lojas mais descontraídas, a roupa pode e deve ser menos formal, para acompanhar a harmonia do ambiente. O look pode ser o jeans e uma camiseta, cuidado para não abusar: transparências, decotes profundos ou roupas muito justas podem até ser oficialmente permitidas, mas com certeza não passarão uma imagem positiva profissionalmente sobre você.

Se a empresa, mesmo as mais formais, permitirem que nas sextas feiras o look seja mais descontraído, tenha cuidado! Empresas muito formais abrem essa exceção, mas você não pode exagerar. O jeans não deve ser usado em grande empresas formais. Os homens podem abrir mão da gravata nas sextas, mas não das camisas e calças de alfaiataria.

Você passa tanto tempo se preparando com estudos para uma vaga de emprego, por que não gastar alguns minutos escolhendo a roupa certa para se apresentar no seu trabalho?  Quer parecer mais segura e competente? Invista na sua imagem por dentro e por fora!

Top