Lombo ao molho de hortelã

A hortelã é indicada para auxiliar no tratamento de várias doenças e sua contribuição à culinária como tempero para carnes e outros alimentos faz…

Por Editorial MDT em 17/09/2012

A hortelã é indicada para auxiliar no tratamento de várias doenças e sua contribuição à culinária como tempero para carnes e outros alimentos faz essa planta ainda mais especial. Seu aroma delicado combina com vários outros ingredientes. A receita de lombo ao molho de hortelã é uma das indicadas para quem deseja preparar uma carne usando essa planta.

Lombo ao molho de hortelã

Ingredientes

1 kg de lombo de porco

2 colheres (sopa) de hortelã picada

2 dentes de alho cortados em tiras

1 xícara de azeite de oliva

Casca ralada e suco de 1 limão

Orégano a gosto

1 porção pequena de manjericão

Pimenta do reino a gosto

Sal a gosto

Hortelã: propriedades medicinais e aromáticas (Foto: divulgação)

Modo de preparo

Para preparar a marinada do lombo ao molho de hortelã, coloque o alho, o azeite de oliva, metade da casca e limão, o orégano, o manjericão, a pimenta e o sal em uma vasilha. Misture e reserve. Coloque o lombo sobre uma vasilha funda e usando uma faca faça cortes na carne a cada cerca de 2 cm. Despeje a marinada sobre o lombo, atentando-se para que o líquido entre nos cortes da carne. Aguarde descansar durante uma hora. Ponha a hortelã, o resto da casca de limão, o suco de limão, 1 pitada de pimenta-do-reino e 1 pitada de sal no liquidificador. Bata até que o molho de hortelã fique uniforme.

Deixe o lombo com um sabor delicioso (Foto: divulgação)

Forre uma forma, com laterais altas, untada com papel alumínio. O lado brilhante deve ficar voltado para baixo e o papel alumínio deve ser grande o necessário para envolver o lombo.  Ponha o lombo sobre a forma, regando-o com a marinada, e faça um tipo de envelope com o papel alumínio.

Veja também: Receita de lombo de porco recheado

Lombo de porco com bacon

Asse em forno preaquecido na temperatura média por cerca de 40 minutos. Desligue o forno, e abra o envelope cuidadosamente para ver se a carne já cozinhou. Se sim, volte-o lombo ao forno sem papel alumínio por cima até que doure. Passe o lombo para uma travessa e jogue uma parte do molho sobre ele. Sirva o lombo ao molho de hortelã junto com a outra parte do molho.

Top