Isabella Moretti 19/10/2012 Bem Estar

Na época em que foi criado, o loft costumava ser uma opção barata de moradia. A partir dos anos 70, este tipo de imóvel se tornou popular e virou uma tendência, por isso o seu valor acabou encarecendo.

Sala montada em um loft. (Foto:Divulgação)

Loft: um lar, um estilo de vida

O loft é um lugar para viver e se adapta principalmente ao estilo de vida do solteiro ou dos recém-casados sem filhos. Ele possui características específicas, ou seja, capazes de distingui-lo da casa e do apartamento tradicional, como o pé direito alto, a ausência de paredes internas, grandes janelas, colunas de sustentação aparentes e ambientes conjugados.

Pequeno, charmoso e muito agradável, o loft pode ser encontrado no mercado imobiliário para comprar ou alugar. No caso do aluguel, é importante elaborar um projeto de decoração que não afete a estrutura da moradia e nem comprometa o orçamento. As mudanças que interferirem no loft precisam ser negociadas com o proprietário.

Saiba mais: Decoração de Loft – fotos, dicas

Como decorar o loft alugado?

O loft é alto e não tem paredes para delimitar os ambientes. (Foto:Divulgação)

A decoração do loft deve contar com harmonia e equilíbrio, valorizando acima de tudo o gosto pessoal do morador. Na hora de selecionar os objetos e móveis, também é importante levar em consideração as características da moradia, para garantir beleza estética e funcionalidade.

Como o loft é uma moradia pequena, o layout deve ser planejado de uma maneira capaz de aproveitar ao máximo o espaço disponível. Alguns truques de decoração podem ser úteis nesse sentido, como o uso de cores claras nos móveis ou paredes. A inclusão de objetos de vidro e espelhos também provoca a sensação de que o ambiente é maior.

A falta de paredes no loft pode dificultar a questão da privacidade dos moradores, mas este problema pode ser solucionado com a decoração. O uso de biombos e outros tipos de divisórias ajuda a tornar as áreas mais privadas e íntimas. Se a intenção for apenas delimitar os cômodos, então o uso de estruturas vazadas se revela uma saída muito charmosa.

Loft com visual masculino e moderno. (Foto:Divulgação)

A iluminação não costuma ser um problema para o loft, pois as grandes janelas aproveitam a claridade natural. Para controlar a entrada de luz, é essencial aderir cortinas longas e resistentes. Já no chão, é possível usar tapetes para completar o efeito do revestimento usado.

O loft combina com móveis modernos ou clássicos, tudo depende das preferências do morador. Este imóvel não tem muitas paredes, por isso é essencial planejar a disposição dos itens mobiliários e aproveitar a grande área horizontal. Banquetas, poltronas, sofás e bancos não podem faltar na área social para receber confortavelmente as visitas. Como o loft alugado é uma moradia temporária, não vale a pena instalar móveis planejados.

No piso superior, normalmente fica o quarto do morador. A área é pequena, por isso deve contar basicamente com a cama e o guarda-roupa. Vale lembrar ainda que, se houver tijolos e canos aparentes nas paredes do loft, isto pode ser usados a favor de uma decoração mais despojada ou rústica.

Veja também: Lofts decorados – Fotos

O loft tem parede com tijolos aparentes. (Foto:Divulgação)

Outros artigos

Sandy anuncia gravidez

26/12/2013

Sandy anuncia gravidez

Em sua conta oficial do Facebook do Twitter, Sandy anunciou que está esperando o seu primeiro filho. A declaração foi dada nessa quinta-feira (26 de dezembro). Segun...

Camaro 2012 Preço Fotos

03/07/2011

Camaro 2012 Preço Fotos

Você certamente já deve ter visto este lindo e impressionante carro nas ruas de sua cidade e nunca descobriu qual era o seu nome, apenas notou rapidamente que er...

Trilha sonora de Amor à Vida

05/07/2013

Trilha sonora de Amor à Vida

“Amor à Vida” é a atual novela das nove na Rede Globo. A trama ocupou o lugar da novela “Salve Jorge”. A nova ficção é escrita por Walcyr Carrasco e foi estreada no ...