Livros reportagem: dicas

O livro reportagem é um livro diferente, pois ao mesmo tempo em que faz parte do gênero literário, também é jornalístico. Neste estilo literário…

O livro reportagem é um livro diferente, pois ao mesmo tempo em que faz parte do gênero literário, também é jornalístico. Neste estilo literário o autor narra uma reportagem de maneira bem extensa e detalhada, o contrário do que aparece nas mídias, que é sempre bem resumido, pela falta de espaço.

Estes livros muitas vezes costumam contar histórias de famílias e pessoas importantes, ou até mesmo casos marcantes, como crimes que ganharam a mídia.

Dicas de livros reportagens (Foto: Divulgação)

Dicas de livros reportagens

Hell’s Angels, Hunter Thompson

Um dos melhores livros reportagem é ‘Hell’s Angels’, que trata sobre uma grande gangue de motociclistas que aterrorizava a Califórnia, Estados Unidos, na década de 60. Os motociclistas eram temidos por toda a cidade e foram acusados de diversas atividades criminosas. Para relatar a história, Thompson foi morar junto com os motociclistas, aprendeu sobre esta subcultura e imergiu completamente em seu estilo de vida para mostrar a realidade ao público.

Rota 66, de Caco Barcelos (Foto: Divulgação)

Rota 66, de Caco Barcellos

Um dos livros reportagem mais famosos do Brasil é ‘Rota 66’, que trata sobre uma grave denuncia social feita pelo repórter Caco Barcellos, conhecido por seu trabalho no programa ‘Profissão Repórter’. Após 5 anos de muitas pesquisas e de encontrar diversos dados incontestáveis, Caco explica como funciona o ‘esquadrão da morte oficial’, o ROTA, Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, que age na cidade de São Paulo.

Em seu livro reportagem, Caco Barcellos relata a história de um grupo de jovens de classe média que viviam na cidade de São Paulo, e que tiveram suas vidas exterminadas após uma ação equivocada realizada pelo ROTA. Barcellos ainda trata sobre a política de extermínio usada pelo grupo e os métodos.

Continuar Lendo  Balada silenciosa vira moda nos Estados Unidos

 Espiritismo: Conheça os 10 Melhores Livros Espíritas

Chatô - O Rei do Brasil, de Fernando Morais (Foto: Divulgação)

Chatô – O Rei do Brasil, de Fernando Morais

Em 1994 Fernando Morais publicou a biografia de Assis Chateaubriand, o fundador dos Diários Associados, que até hoje é conhecido como um dos homens mais polêmicos e ainda assim mais influentes de todo o Brasil no século XX. Chateaubriand montou a primeira televisão brasileira, comprando equipamentos caríssimos importados e dando o start para o que conhecemos hoje de TV. Assis Chateubriand possuía grande influência na política, na economia e na cultura que se desenvolveu no Brasil entre os anos de 1910 e 1960.

Leia também: Melhores livros de Nicholas Sparks

 

 

Top