Livros que falam sobre bandas e músicos

A história de vida de muitos músicos se mistura com o desenvolvimento da música nacional e internacional. Alguns, ganham biografias após a sua morte,…

A história de vida de muitos músicos se mistura com o desenvolvimento da música nacional e internacional. Alguns, ganham biografias após a sua morte, já outros artistas decidem falar tudo o que viveu em vida. As bandas também se destacam na literatura, com curiosidades a respeito de sua trajetória e formação. Para quem gosta de ler e de apreciar boa música, a procura por um livro que fala sobre bandas e músicos pode ser prazerosa, confira algumas sugestões.

Leia mais sobre: 10 dicas de livros de romance

1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer (Foto: Divulgação)

Livro 1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer

No livro “1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer” (Sextante), 90 jornalistas e críticos de música com um nome de peso do segmento internacional elaboraram uma seleção de álbuns que abrangem desde as origens do rock n’ roll nos anos 50 aos sucessos contemporâneos. O livro fala de curiosidades sobre cada banda sugerida e conta um pouco da história de cada álbum, além de conter comentários e curiosidades sobre as gravações, os bastidores ou a vida dos artistas.

Livro as As Aventuras da Blitz (Foto: Divulgação)

As Aventuras da Blitz: livro de Rodrigo Rodrigues

Você Não Soube Me Amar foi uma música que embalou uma geração e até hoje toca em festas. A banda que fez muita gente se levantar e dançar com esse som, revelou suas histórias em “As Aventuras da Blitz” (Ediouro, 2009). O livro é completo e fala sobre a formação inicial do grupo com Evandro Mesquita, Fernanda Abreu e Lobão; o sucesso e as brigas e polêmicas envolvendo o grupo. É escrito pelo jornalista Rodrigo Rodrigues, “As Aventuras da Blitz” é um dos melhores livros sobre bandas nacionais.

Carmen: Uma Biografia, ganhou vários prêmios (Foto: Divulgação)

Carmen: Uma Biografia

O livro “Carmen: Uma Biografia” (Companhia das Letras, 2005) conta a história da brilhante Carmen Miranda. A obra ganhou o prêmio Jabuti de “melhor biografia” e “melhor livro de não-ficção”. O enredo do livro fala sobre a vida da atriz e cantora que tornou-se a imagem do Carnaval brasileiro nos anos 20. A “pequena notável” morreu aos 46 e a obra retrata os seus passos desde o nascimento até o seu falecimento.

Leia Também:  Atriz iraniana é condenada devido a participação em filme

Leia mais sobre: Livro sobre Adele

The Beatles - A história por trás de todas, Steve Turner (Foto: Divulgação)

Mais livros sobre músicos e bandas

São inúmeros os livros que falam da vida de bandas e músicos, sugerimos alguns abaixo, mas se não encontrar uma obra sobre os seus ídolos, faça uma breve busca em sites de livrarias, pois certamente encontrará algumas boas histórias que reúnem músicas e artistas consagrados, fazendo com que as pessoas apreciem todos os tipos de artes, incluindo a literatura.

– “Maysa – Só Numa Multidão de Amores”, de Lira Neto

– “Chega de Saudade”, de Ruy Castro (livro sobre a Bossa Nova)

– “Aquela Canção” (livro + CD), vários autores (contos sobre épocas musicais do Brasil)

– “A Era dos Festivais – Uma Parábola”, Zuza Homem de Mello

– “Adoniran – Dá Licença de Contar…”, Ayrton Mugnaini Jr

– The Beatles – A história por trás de todas, Steve Turner

– Hey ho let’s go – A história dos Ramones, Everett True

Top