Livros que ajudam a escrever melhor

Não adianta fugir. A escrita é algo que faz parte da vida de todos. Seja por meio de um simples bilhete ou um e-mail,…

Não adianta fugir. A escrita é algo que faz parte da vida de todos. Seja por meio de um simples bilhete ou um e-mail, todo mundo precisa escrever textos para se comunicar. Na maioria das vezes, a comunicação não é totalmente comprometida, se o texto não estiver bem escrito. Contudo, a dificuldade começa a ser enfrentada, a partir do momento em que as pessoas necessitam da escrita para enfrentarem diferentes problemas da vida comum como, por exemplo, os vestibulares e outros processos seletivos. Mas, não é só isso. Nem é preciso citar todas as outras situações cotidianas que exigem textos bem escritos.

A rotina de todos sempre exige o uso da escrita (Foto: Divulgação)

Como escrever melhor

Para escrever melhor, é preciso, antes, ter o hábito da leitura. Embora muitos não gostem de ler, o contato diário com diferentes gêneros de textos é o ponto de partida, para que as habilidades com a redação se desenvolvam. É essencial que as pessoas se familiarizem com palavras e, também, com técnicas de escrita. Teorias que auxiliam a organização de ideias e sua aplicação num texto são muito importantes. Os livros que ajudam a escrever melhor são aqueles que abordam as características principais de todos os gêneros textuais, bem como o funcionamento da língua, por meio das teorias gramaticais. Veja, abaixo, dicas de livros que auxiliam a escrita.

O hábito da leitura é essencial para o desenvolvimento da escrita (Foto: Divulgação)

Livros para escrever melhor

Superdicas para escrever bem: Diferentes tipos de texto – editora Saraiva: a escritora Edna M. Barian Perrotti ensina, com este livro, que um texto bem escrito, claro e coerente não é um bicho de sete cabeças. A intenção da obra é fazer com que o leitor perca o medo de escrever, aprendendo que esta prática é algo que pode ser desenvolvido, aos poucos e com apontamentos adequados. A professora ensina como organizar as ideias e colocá-las no papel, de forma a persuadir, comunicar e outras ações que caracterizam um texto fluente, conciso e bem escrito. A autora empregou, no livro, uma linguagem simples e acessível, de forma a facilitar ainda mais o entendimento de todos. Acrescentou, ainda, um manual de redação.

Continuar Lendo  Ashton Kutcher como Steve Jobs: fotos, informações

Como ler, entender e redigir um texto – editora Vozes: esta é uma obra da professora Emilde Leite de J. Faulstisch.  Ela parte do pressuposto de que um texto, para ser bem escrito, deve também ser resultado da vivência da pessoa, como leitora. A autora auxilia o desenvolvimento de planos de redação, por meio de apontamentos sobre a leitura e o entendimento de diferentes tipos de texto. O livro também contém noções gramaticais, que também são muito importantes, para que se redijam bons textos.

Guia Prático de Leitura e Escrita: Redação, Resumo Técnico, Ensaio, Artigo, Relatório – Editora Vozes: os autores Jorge Leite de Oliveira, Manoel Craveiro e Geraldo Campetti Sobrinho trazem a linguística para perto das pessoas, por meio desta obra. Por meio das teorias da linguística moderna, o livro ajuda a escrever melhor, pois aborda diferentes gêneros de texto, inclusive e-mails, bilhetes e cartas.

Livros teóricos também são uma importante ferramenta para a escrita (Foto: Divulgação)

Estes são alguns dos exemplos de livros que ajudam a escrever melhor, abordando características próprias da redação. Para que os textos sejam ainda mais claros e corretos, é essencial procurar por livros que ensinam gramática. Embora a grande maioria das pessoas não goste desta área, ela é importantíssima, para que se redijam bons textos.

Confira dicas de ótimos livros: 100 Melhores Livros de Todos os Tempos

Veja outras formas de leitura: Vantagens de Ler os Livros Digitais

 

Top