Livros obrigatórios da Fuvest 2013

PUBLICIDADE
Obras como Dom Casmurro não estão mais na lista de exigências da Fuvest e Comvest (Foto: Divulgação)

Os estudantes que pretendem conquistar uma vaga na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ou na Universidade de São Paulo (USP), devem ficar atento as mudanças nos vestibulares de 2013,2014 e 2015. A Comissão Permanente de Vestibulares (Comvest) e a Fundação Universitária para Vestibular (Fuvest), responsáveis pelos processos de seleção dos estudantes da Unicamp e da USP, divulgou no último dia 19 de janeiro a listagem unificada de livros exigidos nas avaliações.

Algumas obras conhecidas, que fazem parte dos grandes vestibulares, deixaram de fazer parte das avaliações que seleciona pessoas para ingressarem nessas universidades. Sendo eles: Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente; Iracema, de José de Alencar, Antologia Poética, de Vinícius de Moraes e até mesmo Dom Casmurro, o clássico romance de Machado de Assis. Veja abaixo os livros que passarão a ser exigidos na Comvest e também na Fuvest:

Til, José de Alencar, está entre as obras exigidas para 2013 (Foto: Divulgação)

Til, José de Alencar: A obra é de 1872, sendo um romance regionalista, de fazenda, a exemplo de Iracema. Em seu enredo são contados dramas do interior brasileiro com uma bela trama, típica de enredos de José de Alencar. O autor fala sobre a cultura do interior do estado do Rio de Janeiro e traça conexões com a cultura urbana da “cidade maravilhosa”.

PUBLICIDADE
Livro Viagem à Minha Terra, Almeida Garrett (Foto: Divulgação)

Viagem à Minha Terra, Almeida Garrett: O livro é de 1846, e conta histórias da navegação portuguesa. Quando Dom Pedro I volta para Portugal e toma posse do trono é criado um período progressista de liberdade. Nessa época Garrett estava exilado, mas retorna com a incumbência de escrever a obra.

Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis: A obra foi escrita em 1881, fazendo referências ao contexto cultural no Brasil daquele período. A história marca uma geração por romper com tudo que o romantismo havia apresentado até o momento na literatura nacional.

Sentimento do Mundo, Carlos Drummond de Andrade: Os defensores do autor, considerado um grande intelectual brasileiro, gostaram da mudança. Nesse livro,  publicado em 1940, em meados da Segunda Guerra Mundial, o autor conta dramas, inquietudes, fragilidade e demais sentimentos ocasionados pelos conflitos militares. O enredo do livro menciona situações que passam não só em solo brasileiro.

As obras Memórias de um Sargento de Milícias, Manuel Antônio de Almeida; O Cortiço, Aluísio Azevedo; A Cidade e as Serras, Eça de Queirós; Vidas Secas, Graciliano Ramos e Capitães da Areia, Jorge Amado continuam na lista de solicitações dos vestibulares. Agora que você já sabe as novidades da Fuvest e da Comvest comece a estudar para garantir uma vaga na universidade em 2013.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.