Livros na decoração – como fazer, ideias

Os livros não estão associados apenas à questão do estudo, mas também influenciam na decoração de ambientes. Várias propostas podem ser trabalhadas nesse sentido…

Por Isabella Moretti em 22/12/2011

Livros e objetos se misturam na decoração da estante

Os livros não estão associados apenas à questão do estudo, mas também influenciam na decoração de ambientes. Várias propostas podem ser trabalhadas nesse sentido para aproveitar as obras como ornamentos e ao mesmo tempo organizá-las de forma acessível.

Considerados objetos que simbolizam cultura e conhecimento, os livros ganham espaço na decoração de modo significativo. Eles podem servir de apoio para outras peças ou mesmo ornamentar prateleiras e cubos decorativos. São inúmeras as ideias que podem ser aproveitadas e fazer com que o livro assuma papel decorativo.

Ideias para usar livros na decoração

1. Estante tradicional: esse móvel que serve para o armazenamento deve contar com prateleiras que deixem os livros a mostra. Organize as obras por tamanho ou mesmo por cor, criando um efeito bonito e organizado na decoração. A estante de livros pode ocupar espaço no quarto ou no home office.

2. Criado mudo: o livro favorito posicionado neste móvel acessório com certeza dará um toque de charme na decoração do quarto. Combine com outros objetos decorativos para obter um efeito bem interessante.

Uma divertida composição com livros

3. Escrivaninha: deixe alguns livros sobre a mesa de estudos ou empilhados do lado, sem que isso interfira na organização do espaço. Como mostra a foto acima, se aproprie de adesivos para fazer uma decoração divertida.

4. Improvisos: use a criatividade para montar móveis estruturados com livros. Experimente juntar duas pilhas de livros lado a lado e coloque uma placa de madeira na estrutura. O resultado final é uma mesa simultânea.

5. Enfeites: quando empilhados de maneira artística, os livros podem se transformar em belíssimos enfeites, como é o caso da árvore de Natal que usa obras de diferentes tamanhos.

6. Cubos e prateleiras diferentes: os livros podem ser bem armazenados no espaço vertical com o uso dos cubos vazados ou mesmo prateleiras com diferentes formatos. Não existem regras para quem deseja abraçar a modernidade, por isso ouse nas suas combinações.

Livros e criatividade

Abuse do poder criativo para organizar os livros em diferentes espaços da casa, como embaixo da escada e em molduras. Os móveis com design moderno também se destacam nesse aspecto, como é o caso da poltrona que, além de acomodar, também possui suportes específicos para guardar livros.

Use as ideias para incorporar os livros na decoração de maneira descontraída e não fique preso na sobriedade.

Top