Livros em braille – onde comprar

O país ainda está longe de ser um exemplo em oferecer acesso (em todos os sentidos) às pessoas portadoras de necessidades especiais, contudo há…

Por Redacao em 18/05/2011

O país ainda está longe de ser um exemplo em oferecer acesso (em todos os sentidos) às pessoas portadoras de necessidades especiais, contudo há luzes no fim do túnel. A Organização Nacional dos Cegos do Brasil anunciou a criação de uma rede para facilitar a edição de livros em braile, tornando-os mais acessíveis aos portadores de deficiências visuais. A intenção descentralizar a produção e distribuição das obras. O Ministério da Cultura, parceiro da iniciativa, até lançou edital para selecionar instituições interessadas no projeto. A Rede Nacional do Livro Acessível pretende dobrar a produção atual (que mesmo assim ainda ficará escassa, por volta de 2.500 títulos) e deverá entrar em funcionamento em meados de 2011.

Algumas livrarias disponibilizam livros em braile, mas as opções não são muitas. Veja as opções de livros e livrarias que selecionamos para você:

http://livraria.folha.com.br

Que Será que a Bruxa Está Lavando?

Autora: Elizete Lisboa

Editora: Paulinas

Por: R$ 17,68

Sinopse: A abordagem deste livro prova que as diferenças podem conviver harmoniosamente. Crianças que enxergam ou não podem ler e divertir-se com a divertida história de uma bruxa ocupadíssima com os afazeres domésticos, que corre pra lá e pra cá lavando tudo o que encontra pela frente.

http://livraria.folha.com.br

Era uma Vez uma Página em Branco

Autora: Ana Carmen Franco Nogueira

Editora: Mercuryo Jovem

Por: R$ 20,00

Sinopse: Neste livro, a criança não vidente entra em contato com o ponto, ilustrado em verniz texturizado, para que ela tenha a exata noção da figura. A partir dele, trabalhará com os espaços no centro da página, lado superior, inferior, lado direito, lado esquerdo (lateralidade), proporção (ponto pequeno, médio, grande) e espaço vazio.

http://www.livrariasaraiva.com.br

Firirim Finfim

Autor: Lisboa, Elizete; Raquel, Ana

Editora: Paulinas

Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Crianças 5-8 Anos

Sinopse: A Galinha, com sua sombrinha, e o Macaco, com seu casaco, foram passear para exibir seus presentes. No passeio, encontraram Dona Cabra, com seus cabritinhos, que se juntou a eles. A Garça, vestida de branco de noiva e princesa, veio cumprimentá-los, mas inesperadamente bicou a sombrinha, o casaco e arregalou um olho feio para os cabritinhos. A Graça foi derrubada pela inveja! Bem que o Macaco quis revidar, mas pensou melhor e fugiu. Atrás dele os outros bichos. A garça, sozinha, pensou, pensou de novo e achou melhor se desculpar.

Agora a Garça tinha descoberto a humildade! Desculpas aceitas, os bichos entraram em um bate-papo animado, musicando toda a mata. Elizete Lisboa, inspirada pela Natureza e conhecedora dos bichos, criou uma fábula, moderna e sem fechamentos morais sobre a inveja, esse sentimento perverso que rompe relações de amizade. E nos ensinou à tinta e em braille que quando a reflexão e o bom senso prevalecem, os amigos se unem para um encontro mais fortalecido.

A ilustradora Ana Raquel, com seus pontinhos, fez chover muito mais que pérolas e cores na mata dos bichos de Elizete. Para cada ilustração à tinta traduzida para o braille, Ana Raquel desenhou o verso e reverso da imagem. Talvez para lembrar que nesse mundo as coisas continuam as mesmas, ainda que lidas de jeitos diferentes.

Top