Livros de Truman Capote

Dono de uma língua afiada e bastante provocativa, Truman Capote foi um escritor e jornalista norte-americano, de fama internacional, considerado um dos precursores do…

Por Andre em 29/12/2012

Dono de uma língua afiada e bastante provocativa, Truman Capote foi um escritor e jornalista norte-americano, de fama internacional, considerado um dos precursores do gênero conhecido como jornalismo literário, que é uma maneira diferente de retratar as notícias do dia a dia, usando elementos da literatura.

Truman Capote foi um dos precursores do jornalismo literário (Foto: Divulgação)

Nascido em 30 de setembro de 1924, em Nova Orleans, Truman Streckfus Persons começou a carreira como office-boy na redação da revista “The New Yorker”, mas em pouco tempo, trocou os instrumentos de trabalho, começando a mostrar o seu talento para a escrita.

Antes de completar 20 anos de idade, já havia publicado vários contos em algumas das revistas mais famosas da época nos Estados Unidos, ganhando destaque e chamando a atenção de editoras. Nas décadas de 1950 e 1960, vieram os seus maiores sucessos, que ganharam adaptação para as telas do cinema.

Viciado em álcool e drogas, Truman Capote foi encontrado morto, no apartamento de uma amiga, na cidade de Los Angeles, no dia 25 de agosto de 1984. A causa da morte, segundo os médicos, foi devido a uma overdose de barbitúricos.

Saiba quais são: Os melhores livros de Stephen King

Conheça: Lista de livros de Paulo Coelho

Bonequinha de Luxo

A adaptação da sua obra para o cinema contou com a participação de Audrey Hepburn, no papel principal (Foto: Divulgação)

Um dos maiores sucessos de Truman Capote, o livro Breakfast at Tiffany’s, conhecido no Brasil como Bonequinha de Luxo, foi publicado em 1958. A obra reúne quatro contos, sendo o principal deles o que dá título ao livro e que narra a história de Holly Golightly, uma moça ingênua e sonhadora, que vive mudando de residência e de opinião.

Em 1961, o livro foi adaptado para as telonas, contando com a participação da atriz Audrey Hepburn, interpretando o papel principal, se tornando um dos maiores clássicos do cinema.

A Sangue Frio

No filme "A Sangue Frio", Philip Seymour Hoffman interpretou Trumam Capote e recebeu o Oscar de melhor ator em 2005 (Foto: Divulgação)

Outro grande sucesso de Truman Capote, o livro In Cold Blood, traduzido para o português como “A Sangue Frio”, foi lançado em 1966, após um intenso trabalho de pesquisa realizado pelo autor. A obra relata o assassinato de uma família que vivia em uma pequena cidade no interior dos EUA, mostrando desde os detalhes do planejamento do crime à sua execução.

Para tanto, o escritor entrevistou familiares das vítimas e dos assassinos, leu documentos oficiais, cartas e diários e entrevistou também os criminosos, tudo isso em aproximadamente seis anos de pesquisas. Em 2005, o livro foi adaptado para os cinemas, rendendo o Oscar de melhor ator para Philip Seymour Hoffman, que interpretou Truman Capote.

Outros livros de Truman Capote

O livro Súplicas Atendidas foi publicado postumamente (Foto: Divulgação)

– Travessia de Verão (1943)

– Other Voices, Other Rooms (1948)

– A Árvore da Noite e Outras Histórias (1949)

– A Harpa de Ervas (1951)

– The Thanksgivin Visitor (1968)

– Os Cães Ladram (1973)

– Música Para Camaleões (1980)

– Súplicas Atendidas (1987)

Top