Livros de Tom Clancy

PUBLICIDADE

No último dia 1º de outubro, os fãs dos livros de espionagem e estratégia militar foram surpreendidos com a notícia da morte de Tom Clancy, escritor norte-americano que tinha 66 anos e era reconhecido como um dos maiores autores de thrillers militares das últimas décadas. A causa da morte não foi divulgada.

O escritor norte-americano Tom Clancy faleceu no dia 1º de outubro (Foto: Divulgação)

Nascido em 12 de abril de 1947, Thomas Leo Clancy Jr. começou a trabalhar como professor de inglês em uma escola na cidade onde nasceu (e também faleceu), Baltimore, no estado de Maryland (Estados Unidos). Pouco depois, resolveu mudar de ramo, tornando-se corretor de seguros.

Em 1984, realizou um antigo sonho, lançando o seu primeiro livro, intitulado “Caçada ao Outubro Vermelho”, cujos direitos foram vendidos por apenas US$ 5.000,00, para uma pequena editora. Após receber elogios do então presidente norte-americano, Ronald Reagan, o livro atingiu um enorme sucesso, ganhando até uma adaptação para o cinema.

PUBLICIDADE

Dali em diante, Tom Clancy se tornou um grande autor de best-sellers, cujos livros possuem uma imensa riqueza de detalhes sobre ciências militares e técnicas de espionagem, tendo 17 obras ocupando o topo da lista de livros mais vendidos do jornal “The New York Times”.

A obra de Tom Clancy

A Caçada ao Outubro Vermelho, de 1984, foi o seu primeiro livro (Foto: Divulgação)

Entre os livros de Tom Clancy, destacam-se:

A Caçada ao Outubro Vermelho (1984)

– Jogos Patrióticos (1987)

– Cardeal do Kremlin (1988)

– Perigo Real e Imediato (1989)

PUBLICIDADE

A Soma de Todos os Medos (1991)

– Sem Remorso (1993)

– Dívida de Honra (1994)

– Reflexo no Espelho (1995)

– Jogos de Estado (1996)

– Atos de Guerra (1996)

– Ordens do Executivo (1996)

– Rainbow Six (1997)

– Equilíbrio de Forças (1998)

– O Urso e o Dragão (2000)

– Coelho Vermelho (2002)

– Os Dentes do Tigre (2003)

– Morto ou Vivo (2010)

– Threat Vector (2012)

– Command Authority (lançamento previsto para dezembro de 2013)

Filmes e games inspirados nos livros de Tom Clancy

Uma das suas várias obras adaptadas para o cinema foi A Soma de Todos os Medos, que tem Ben Affleck e Morgan Freeman como estrelas (Foto: Divulgação)

Autor de thrillers políticos e histórias de espionagem muito ricas em detalhes, Clancy teve diversas de suas obras adaptadas para o cinema, repetindo o sucesso alcançado no mundo literário.

Entre os filmes inspirados na obra de Tom Clancy estão “Caçada ao Outubro Vermelho”, de 1990, que conta com os atores Sean Connery e Alec Baldwin; “Jogos Patrióticos”, de 1992, com Harrison Ford no elenco; “Perigo Real e Imediato”, de 1994, novamente com Harrison Ford e Willem Dafoe; e “A Soma de Todos os Medos”, de 2004, com Morgan Freeman e Ben Affleck.

Clancy também foi uma grande inspiração para os criadores de jogos de videogames (Foto: Divulgação)

O escritor também foi fonte de inspiração para dezenas de jogos de videogame, sendo os primeiros títulos criados pelo seu próprio estúdio, Red Storm Entertainment, fundado por ele em 1996 e adquirido pela Ubisoft em 2000.

Alguns dos jogos que carregam a marca de Clancy são as séries “Rainbow Six”, “Splinter Cell”, “Ghost Recon” e “H.A.W.X”, com versões para diferentes consoles, PC e Mac. Para 2014, está programado o lançamento de “The Division”, também baseado na obra do escritor, que rodará no PS4, Xbox One e PC.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.