Livros de Stieg Larsson

O escritor Stieg Larsson é autor da famosa trilogia Millennium que conta a história da hacker Lisbeth Salander, uma ativista cheia de tatuagens e…

O escritor Stieg Larsson é autor da famosa trilogia Millennium que conta a história da hacker Lisbeth Salander, uma ativista cheia de tatuagens e piercings, em um mundo marcado pela violência sexual contra as mulheres, corrupção, invasão de privacidade e grupos neofascistas. Nascido em 15 de agosto de 1954, em Skelleftehamn, na Suécia, com o nome de Karl Stig-Erland Larsson, foi um jornalista e ativista político e fundou a revista Expo, do mesmo país, dedicada a denunciar movimentos racistas e neofascistas.

Trilogia Millennium (Foto: divulgação)

Livros de Stieg Larsson

Além das obras que compõem a famosa trilogia, os livros de Stieg Larsson também incluem a publicação Extremhögern, na qual o autor fala sobre a atuação de grupos de extrema direita na Suécia, assunto no qual era especialista. O escritor e jornalista morreu em 2004, em Estocolmo, capital do país, logo após ter feito a entrega dos originais da trilogia.

Stieg Larsson, escritor, jornalista e ativista político (Foto: divulgação)

As obras de Stieg Larsson lançadas após a sua morte tornaram o seu nome conhecido em todos os países, se destacando pelas críticas positivas e pelos fãs. Na Suécia, por exemplo, uma em cada quatro habitantes, já fez a leitura de, no mínimo, um livro da saga composta pelos títulos Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2008), A Menina que Brincava com Fogo (2009) e A Rainha do Castelo de Ar (2009).

Obra deu origem a um filme exibido nos cinemas em 2012 (Foto: divulgação)

Saiba mais sobre Stieg Larsson

A morte de Stieg Larsson chegou a ser investigada pela suspeita de que pudesse ter sido induzida, mas ao que tudo indica o ataque cardíaco que o acometeu ao subir sete lances de escadas do prédio em que ficava a revista Expo não teve uma causa externa. O ativista recebia muitas ameaças de morte por causa de seu trabalho em prol dos direitos humanos. Consta também que ele passou a defender ferrenhamente as mulheres da violência sexual, por ter sido testemunha ocular de um estupro coletivo contra uma menina quando tinha 15 anos. Além dos livros do autor, você pode descobrir também quais são os livros de romances mais lidos e conferir sugestões de livros de ficção científica.

Continuar Lendo  Novo álbum da banda Strokes

Top