Livros de Martha Medeiros

Colunista dominical do jornal Zero Hora de Porto Alegre e também de O Globo, do Rio de Janeiro, a autora Martha Medeiros já conta…

Por Editorial MDT em 19/02/2013

Colunista dominical do jornal Zero Hora de Porto Alegre e também de O Globo, do Rio de Janeiro, a autora Martha Medeiros já conta com mais de 50 mil exemplares vendidos e venceu o Prêmio Açorianos de Literatura, além de premiações de crônicas. Gaúcha, Martha é filha de José Bernardo Barreto de Medeiros e Isabel Mattos de Medeiros, casada com o publicitário Luiz Telmo de Oliveira Ramos e mãe de duas filhas. Formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a escritora foi também aluna do tradicional Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, em Porto Alegre.

O livro Divã rendeu uma peça, filme e série de TV (Foto: divulgação)

Livros de Martha Medeiros

Entre os livros de Martha Medeiros estão sucessos como ‘Divã’, obra que conta a trajetória de Mercedes, uma mulher com mais de 40 anos, casada e com filhos, que decide começar a se consultar com um analista. A partir daí ela começa uma revolução em sua vida e inicia uma jornada na busca do que a faz feliz. A história deu origem a diversas produções como uma peça, um filme e uma série de TV que tiveram a atriz Lilia Cabral como protagonista.

Em Feliz por nada, Martha discute temas importantes para a vida (Foto: divulgação)

As dicas de livros de Martha Medeiros também incluem as diversas publicações de poesia da autora como seu primeiro livro publicado ‘Strip-Tease’ (1985) e as obras ‘Meia-Noite e um Quarto’ (1987), ‘Persona non Grata’ (1991) e ‘De Cara Lavada’ (1995). Os livros foram aglomerados em um único volume ‘Poesia Reunida’, publicado pela Editora: L&PM.

Poesia Reunida para quem curte livros do gênero (Foto: divulgação)

Outras opções de livros de Martha Medeiros são ‘Feliz Por Nada’, uma coletânea de mais de 80 crônicas, em que a autora discute temas como família, amor, amizade e Deus. Já no livro ‘Fora de mim’, ela fala sobre sentimentos profundos ao contar a história de uma mulher recém-separada que se entrega a uma paixão sabendo que irá se machucar, mas não desiste. Martha também publicou obras com conteúdo autobiográfico como em ‘Um lugar na janela’, em que compartilha memórias de viagens.

Lista de livros de Martha Medeiros

Strip-Tease – 1985 – Poesia

Meia noite e um quarto – 1987 – Poesia

Persona non grata – 1991 – Poesia

De Cara Lavada – 1995 – Poesia

A Terra Gasta – 1996 – Poesia

Poesia Reunida – 1998

Geração Bivolt – 1995 – Crônicas

Topless – 1997 – Crônicas

Santiago do Chile – 1996 – Guia de viagem

Trem-Bala – 1999

Non Stop – 2000 – Crônicas

Cartas Extraviadas e Outros Poemas – 2000

De Café e Cogumelos – 2001 – Crônicas

Divã -2002

Montanha-Russa – 2003 – Crônicas

Coisas da Vida – 2005 – Crônicas

Esquisita como Eu – 2004 – Infantil

Selma e Sinatra – 2005 – Romance

Tudo que Eu Queria te Dizer – 2007

Doidas e Santas – 2008 – Crônicas

Fora de Mim – 2010 – Romance

Feliz por Nada – 2011 – Crônicas

Noite em Claro – 2012

Um Lugar na Janela – 2012 – Contos e Crônicas

Leia mais: Lista de livros de Paulo Coelho

Melhores livros de Clarice Lispector

Top