Livros de José Saramago

O escritor e poeta português José Saramago, falecido em 2010, é conhecido como um dos maiores nomes da literatura mundial, com obras que se…

O escritor e poeta português José Saramago, falecido em 2010, é conhecido como um dos maiores nomes da literatura mundial, com obras que se tornaram verdadeiros clássicos e que chegaram a ser transformadas em filmes. Além do reconhecimento por parte do público, José Saramago ainda recebeu um Novel da Literatura e ganhou o Prêmio Camões.

Ensaio Sobre a Cegueira (Foto: Divulgação)

Ensaio Sobre a Cegueira

Um dos livros mais famosos de José Saramago, trata sobre a chegada de uma estranha cegueira que começa a se espalhar na população causando caos e medo entre os humanos. A cegueira começa em um único homem e rapidamente se espalha como uma epidemia, atingindo rapidamente toda a população.

Sinopse oficial: “Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma “treva branca” que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas.

O Homem Duplicado (Foto: Divulgação)

O Homem Duplicado

O livro de José Saramago trata sobre a história de Tertuliano Máximo Afonso, que do dia para a noite descobre ser um homem duplicado, reconhecendo-se no corpo de outro homem, que possuía uma aparência física totalmente igual a sua. O livro trata sobre a perda do eu no mundo globalizado e conhecido como uma das melhores publicações de todos os tempos.

Sinopse oficial: “O que você faria se descobrisse que tem um sósia, dono do mesmo corpo, do mesmo rosto, da mesma voz? É o que acontece com o professor de história Tertuliano Máximo Afonso. Neste inquietante romance sobre a perda da identidade na sociedade globalizada, Tertuliano se vê lançado numa crise existencial ao descobrir que tem um duplo.”

Leia Também:  Última temporada de Spartacus

 Melhores livros de Nicholas Sparks

Todos os Nomes (Foto: Divulgação)

Todos os Nomes

Neste livro, José Saramago volta a abordar o tema da precariedade do ser humano diante da vida e da morte, com um tema filosófico e social que confronta a sociedade e ordem política e econômica no qual o homem vive.

Sinopse oficial: “Todos os Nomes trata sobre a história de um modesto escriturário da Conservatória Geral do Registo Civil, o Sr. José, cujo hobby é colecionar recortes de jornal sobre pessoas famosas. Um dia sua curiosidade acabará se concentrando num recorte que o acaso põe diante dele: a mulher focalizada ali não é célebre, mas o escriturário desejará conhecê-la a todo custo. Abandonando seus hábitos de retidão, ele estará disposto a cometer pequenos delitos para alcançar o que deseja: pequenas mentiras que darão à vida uma intensidade desconhecida.”

Veja 10 dicas de livros para jovens

Top