Livros de capa dura: como cuidar

Todo objeto de valor requer um cuidado especial. O mesmo vale para os livros, que apesar de não terem um custo monetário muito elevado…

Todo objeto de valor requer um cuidado especial. O mesmo vale para os livros, que apesar de não terem um custo monetário muito elevado (pelo menos, na maioria dos casos), contêm uma riqueza singular, seja ela de cunho emocional, artístico ou científico.

Cuidando do seu livro de manteira correta, você poderá conservá-lo por muito mais tempo. (Foto: Divulgação)

Por isso, é fundamental investir em sua preservação. E para fazê-lo, existem algumas medidas especificas que devem ser colocadas em prática. Seguindo essas regras à risca, você poderá conservá-los por um bom período de tempo.

Para lhe ajudar nesta tarefa, separamos algumas orientações sobre como manusear e guardar as suas obras de maneira correta. Confira!

Veja também: Como limpar livros empoeirados.

Como guardar

O ideal é colocar os livros em estantes, não em caixas, como muitos costumam fazer. (Foto: Divulgação)

O ideal é guardar os livros numa estante, e não em caixas como muitos costumam fazer. Eles devem ficar em pé, formando um ângulo reto com a estante. Além disso, não podem ser pressionados, pois é preciso que haja um espaço entre eles para que possam sair facilmente na hora de serem retirados da prateleira.

Ajeite cada volume de modo que um não tombe sobre o outro, pois isso pode arrebentar sua costura. Eles ainda precisam ficar dispostos de forma que você consiga segurá-los pela capa na hora de removê-los.

A estante onde você irá montar sua biblioteca não deve ficar exposta a uma luminosidade excessiva, já que luz em demasia ajuda a desbotar as capas. Outro detalhe sobre o qual você deve se ater é a umidade, que deforma não apenas a capa, como também o miolo do livro.

Leia Também:  Espaguete com creme de leite

Veja outras dicas de como guardar livros.

Como manusear

Fatores como sujeira, suor e oleosidade aceleram o processo de deterioração dos livros. (Foto: Divulgação)

Quando for manusear uma obra, certifique-se de que sua mão esteja limpa. Fatores como sujeira, oleosidade e suor contribuem para o processo de deterioração deste tipo de material. Além disso, evite beber ou comer qualquer coisa quando estiver lendo ou próximo dos seus livros. Assim, em caso de possíveis acidentes, eles estarão protegidos.

Ao consultar ou ler um livro, respeite a sua “abertura natural”, ou seja, não queira abri-lo totalmente em 180 graus, pois assim você estará forçando o material e acelerando sua deformação. E se você tem um livro que costuma manusear com frequência, proteja-o com uma capinha de collor set (cortada na altura certa) ou guarde-o dentro de uma pasta, principalmente se você tem o hábito de carregá-lo para todo lugar.

Por último, não remova a capa de proteção que alguns livros já trazem. Elas ajudam a mantê-los conservados e os protegem contra os fatores externos que provocam a sua degradação. Agora, é só colocar essas dicas em prática e desfrutar de suas obras por muito mais tempo.

Top