Livro sobre o Rock in Rio

O Rock in Rio é o maior festival de música do mundo. Apesar de ter esse nome, não são apenas artistas relacionados ao rock…

O Rock in Rio é o maior festival de música do mundo. Apesar de ter esse nome, não são apenas artistas relacionados ao rock and roll que se apresentam nos palcos desse mega evento. Axé e música popular também fazem parte da programação do Rock in Rio, atraindo outras fatias do público.

Até hoje, foram realizadas 3 edições no Brasil, uma em 1985, a segunda em 1991 e a terceira, em 2001. Nessas edições, artistas consagrados nacional e internacionalmente estiveram presentes para levar o público ao delírio.

Em 1985, os roqueiros pularam ao som de Iron Maiden, AC/DC, Ozzy Osborne, Queen, Scorpions, Yes, Whitesnake, James Taylor, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Ivan Lins, Pepeu Gomes e Rod Stewart.

A segunda edição contou com Guns N’ Roses, Faith No More, Sepultura, Happy Mondays, Titãs, Judas Priest, A-Ha, Debbie Gibson, Megadeth, Engenheiros do Hawaii, Biquíni Cavadão, George Michael, Lobão, Queensryche, Moraes Moreira e Pepeu Gomes e Billy Idol.

O evento era tão bom que, em 2001, bandas como Iron Maiden e Guns N’Roses retornaram ao Rio de Janeiro. Além delas, passaram pelos palcos cariocas nesse ano Sepultura, Rob Halford, Papa Roach, Oasis, Pato Fu, R.E.M., Ira!, Ultraje a Rigor, Foo Fighters, Capital Inicial, Silverchair, Cássia Eller, Sandy & Junior, Britney Spears e Red Hot Chilli Peppers.

Agora, 10 anos após o último Rock in Rio no Rio de Janeiro, pois houve outras edições em Lisboa e em Madri nesse meio tempo, o evento está de volta às terras verdes e amarelas. Os shows acontecerão nos dias 23, 24, 25, 29 e 30 de setembro e em 1 e 2 de outubro. As principais atrações serão Elton John, Red Hot Chilli Peppers, Snow Patrol, Motorhead, Metallica, Slipknot, Jamiroquai, Steve Wonder, Shakira, Coldplay, System of a Down, Guns N’Roses, Evanescence, Frejat, Skank, Paralamas do Sucesso e Titãs.

Leia Também:  www.granero.com.br, Site Granero Mudanças Residenciais e Comerciais

Com tantos shows, é claro que o Rock in Rio seria repleto de histórias interessantes. Pensando nisso, o escritor Luiz Felipe Carneiro fez uma compilação de mais de 2 mil artigos e entrevistas com artistas, críticos e organizadores para documentar as 3 edições do Rock in Rio no livro “Rock in Rio – A História do Maior Festival de Música do Mundo”, da Editora Globo.

O livro é ilustrado com mais de 200 fotos e depoimentos importantes de astros como Brian May, Evandro Mesquita, Charles Gavin, Leo Jaime, Tony Belotto e Roberto Medina, criador do evento. Além desses depoimentos, há descrições de cenas inusitadas presenciadas nos bastidores dos shows como o jogo de futebol de Rod Stewart com a sua equipe dentro do seu luxuoso quarto em um hotel, que o deixou em pedaços e o simples jantar compartilhado entre o líder da banda Guns N’Roses, Axl Rose, com toda a sua equipe, que incluía produtores, faxineiras e camareiras.

Para quem é louco por música e já participou de alguma dessas edições ou vai participar da edição de 2011, não pode deixar de ler esse livro, seja para rememorar momentos incríveis quanto para aguçar a vontade de estar entre os milhares de pessoas que estarão nas pistas dos shows.

Micos, curiosidades, histórias inusitadas, críticas, tudo pode ser encontrado nesse livro sobre o Rock in Rio. E o melhor: tudo foi contado por quem presenciou de perto essas histórias, ou seja, os artistas, os empresários e os organizadores.

Top