Livro O Grande Gatsby: saiba mais

O Grande Gatsby é considerado um dos livros mais importantes do século XX, sendo um consagrado sucesso de público e crítica. A obra tem…

O Grande Gatsby é considerado um dos livros mais importantes do século XX, sendo um consagrado sucesso de público e crítica. A obra tem quase 100 anos contados a partir de sua primeira publicação e agora vem sofrendo adaptações para cinema, teatro e ópera. Nos tempos em que a trama se passa o jazz é a música do momento e a riqueza parece estar em toda parte, o gim passa a ser eleita a bebida nacional (apesar da lei seca) e o sexo se torna uma obsessão americana.

O Livro O Grande Gatsby é uma excelente produção e faz sucesso há 100 anos (Foto: Divulgação)

O Grande Gatsby: sinopse

O protagonista do romance é um anfitrião de festas luxuosas que acontecem em sua mansão. A narração é feita pelo aristocrata falido Nick Carraway, que vai para Nova York trabalhar como corretor de títulos. Graças a isso, Gatsby tem uma convivência maior com Daisy, sua prima e por quem ele é apaixonado.  A moça, por sua vez, é casada com Tom Buchanan. Esse grupo, juntamente com a golfista Jordan Baker, são integrantes da aristocracia tradicional.

O livro virou filme e outras produções (Foto: Divulgação)

O Grande Gatsby: filme

A terceira versão para o cinema de O grande Gatsby, do australiano maneirista Baz Luhrmann foi criticada pela falta de profundidade. A primeira versão para a história de sucesso que transportou as palavras escritas para as telas do cinema foi muda, e a segunda, dirigida pelo inglês Jack Clayton e escrita por Francis Ford Coppola, quando lançado nos anos 70, também não foi bem recebida, assim como essa terceira tentativa de filmes sobre a história do Grande Gatsby, mas acontece que críticos acreditam que mesmo assim o resultado desse último filme sobre a mesma história consegue ser ainda pior.

Leia Também:  Detetives mais lembrados da ficção

Leonardo DiCaprio é uma das estrelas dessa produção e mesmo assim as criticas foram pesadas com relação a construção do filme. Por isso, nossa indicação é a leitura do livro, que custa em média R$ 25,00 e pode ser encontrado nas livrarias pelo país. Depois disso, se quiser avaliar a terceira versão cinematográfica da história será uma experiência interessante, já que conhece as particularidades do romance centenário. Mas uma coisa é certa: O grande Gatsby é uma história que vale muito a pena.

Top