Listras na Decoração Dicas

O mundo está a cada dia mais moderno e globalizado e com ele o pensamento deixa de ser peculiar a cada povo e torna-se…

O mundo está a cada dia mais moderno e globalizado e com ele o pensamento deixa de ser peculiar a cada povo e torna-se coletivo entre todos. Um dos muitos conceitos que mudaram foi o de decoração, já não temos mais o padrão de linhas retas e uniformes que prevaleceram durante séculos. A decoração deixou de ser padronizada e emoldurada pelas formas conceituais de ousar para encaixar-se a uma tendência cada vez mais livre. A incorporação de elementos diversificados é que sobressaem quando o termo decorar é mencionado em qualquer residência de classe baixa, média e alta.

Um dos recursos contemporâneos da decoração é a utilização das listras, sem nenhuma reserva ou receio. Até se falava em listras em outros tempos, mas, eram apenas toques sutis em detalhes da decoração, porém, atualmente elas ocupam espaço muito maior e com muito mais destaque, sobretudo, nas cores que se intensificam e divergem. Quebram todo o pensamento preconceituoso de receoso de decoradores antiquados. Estas listras estão aparecendo de várias formas e dimensões a cada dia a mais nas decorações.

Agradando pelo toque diferencial e pelo charme e elegância, listras estão sempre causando impactos de visualização em ambientes de estar e lazer, cozinhas, quartos e até banheiros e garagens. Para se ter uma idéia do que elas podem fazer basta que ouse utilizá-las sem receios e optar pela pluralidade de cores. Numa sala de receber visitas, por exemplo, seja revolucionário e ouse nas cores vivas, utilize listras, nos móveis e em partes mais isoladas da sala. Não vá pensando que é para criar um ambiente subliminar, afinal, esta tendência modernista é direta em suas intenções e destaca-se nisso. Um sofá com listras avermelhadas cairá muito bem com uma parede de cor tímida e listras da mesma tonalidade que formam uma linha vertical. Suponhamos que haja um sofá branco com listras verticais vermelhas,  um jarro branco com as mesmas listras dá conotação existencialistas à multiformidade do ambiente.

Leia Também:  Cozinha com ilha: como montar a sua

Não seja extravagante em utilizar as listras quando a intenção é causar a aparência diferenciada à estrutura do espaço físico. Listras finas e na vertical, dão a impressão de que às paredes são mais altas e se você utiliza destas com exagero, logo causará a impressão de que a sua sala é um bambuzal perdido num mar de concreto e de forma subliminar dá a idéia de enclausuramento ao visitante e até você mesmo. Seja discreto quanto a isso e jamais utilize cores variadas quando a intenção for a que mencionamos acima. Em contrapartida às listras verticais, as horizontais dão a idéia de paredes menores, mais baixas, excelente para quartos em que se busca aconchego. Em quartos é aceitável que às cores se alegrem e diversifiquem. Seja inteligente na hora de realizar combinações de listras com estampas que formam o ambiente.

Para quem busca diferenciar sem perder o glamour e romantismo, nós indicamos que seja feito uma conciliação de seus lençóis, panos de decoração, estampados, com as listras coloridas, criando uma espécie de romantismo e glamour no ambiente sem ser brega. A idéia é utilizar o bom gosto para dar arte e vida em estampas que se encaixam as listras. O cuidado deve ocorrer, sobretudo, com a utilização dos traços de cores com a dinâmica das estampas, caso não haja uma harmonia entre ambos, sua decoração ganhará status de brega. Ouse criar uma combinação entre uma listra numa determinada parede baseando-se que próximo a ela haverá uma cama, mesa ou outro móvel, que utilizará uma estampa que se encaixa as listras.

Um segredo bacana para quem utiliza listras em decoração é deixá-las bem mais versáteis umas das outras abusando de dimensões diferentes. Se listras são traços da modernidade a dinâmica entre elas está sendo o grito da última tendência. A variedade de tamanhos entre as listras podem demonstrar a idéia de criatividade e reavivar o impressionismo das tendências que explodiram no início deste século 21. Utilize mistura de cor mais sensata na hora de diferenciar listras por tamanho, não vá, por exemplo, criar listras vermelhas de 8 cm e embaixo listras verdes ou roxas de 7cm, isso ficará brega e deixará pesado visualmente o ambiente.

Leia Também:  Estampa de listras na decoração: como usar

Está cada vez mais atual a utilização de cores e listras, mas, não se esqueça de harmonizar e utilizar o bom gosto nas listras, elas pode ser sinônimo de elegância, modernidade e glamour, mas, podem, se transformar num monte de cores espalhadas pela casa parecendo mais uma lona de circo. Portanto, cuidado na hora de utilizá-las e no mais é só seguir cada dica e deixar sua decoração ainda mais versatilizada e moderna com a implantação de listras.

 

 

Top