Lista de Sites E-Commerce que não Entregam Produtos

Realizar compras pela Internet é uma opção cada vez mais popular no Brasil, devido à praticidade, o comércio eletrônico tem ganhado muito espaço entre…

Realizar compras pela Internet é uma opção cada vez mais popular no Brasil, devido à praticidade, o comércio eletrônico tem ganhado muito espaço entre os consumidores que efetuam as compras sem sair de casa e com a possibilidade de pesquisar preços com muito mais facilidade. No entanto, antes de consumir qualquer produto ou serviço, é preciso se precaver: existem muitos sites fraudulentos, que usam os dados pessoais do usuário indevidamente, não entregam os produtos, entre outros golpes.

Para ajudar os consumidores, o Procon-SP divulgou no mês de maio de 2011 uma lista de 19 sites que foram denunciados junto ao Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC). Todos os endereços foram motivo de reclamação de consumidores que pagaram por mercadorias e nunca receberam os produtos. Desde a data da divulgação da lista, quase todos os sites já saíram do ar, mas ainda existem três que continuam prestando serviço normalmente. O Procon-SP também retirou dois endereços citados anteriormente, pois os responsáveis solucionaram os problemas de entrega e também de atualização de endereço de contato.  Veja a lista final (dados extraídos diretamente do site do Procon):

www.aicade.com.br
www.cwbeletro.com.br
www.tudonlineprodutos.com
www.apostilasconcursos.com.br
www.bininhobaby.com.br
www.centernote.com.br
www.cmykshop.com.br
www.eletropenhaonline.com.br
www.eletrosp.com.br
www.marineletro.com.br
www.mfriends.com.br
www.nacionalshop.com.br
www.newtenis.com.br
www.notecam.com.br
www.seuchina.com *
www.skinzilla.com.br *
www.u6shop.com.br
www.wbronkowski.com *

* Sites que continuam operando normalmente.

O Procon-SP entrou em contato com todos os responsáveis pelos sites citados através de uma notificação, mas grande parte das correspondências retornaram por estarem com endereços errados ou desatualizados.

Dicas do Procon-SP

Como forma de alertar os consumidores sobre as melhores práticas e condutas em relação ao comércio eletrônico, o Procon-SP lançou uma cartilha de orientação, com dicas e soluções de problemas, para garantir a segurança das operações de compras feitas pela Internet.

Leia Também:  Ofertas de Notebooks Lojas Americanas

Em primeiro lugar, é necessário identificar o fornecedor, o site deve conter informações como razão social, endereço, CNPJ e outros contatos além do e-mail. Ao escolher o site de compras, o consumidor deve dar preferência para fornecedores que possuam um estabelecimento físico ou que sejam recomendados por quem já utilizou os serviços.

As questões relacionadas à segurança do site também devem ser verificadas, é necessário haver mecanismos específicos que protejam os dados do cadastro do cliente. Para conferir, o cliente deve observar se o endereço eletrônico começa com a sigla ‘https’ ou se existe um ícone de cadeado no canto inferior direito do navegador.

Ao realizar o cadastro, leve em consideração as seguintes condutas: leia a política de privacidade de dados e informações, escolha uma senha eficiente, instale um bom antivírus em seu computador e nunca realize as transações em computadores públicos ou compartilhados, como é o caso das lan houses.

Em relação ao ato da compra, é importante observar o prazo e a taxa de entrega, guardar os comprovantes gerados e, no caso de sites que oferecem informações sobre o vendedor do produto, pesquisar o histórico de transações do usuário.

Se mesmo com todas as precauções, o consumidor se sentir prejudicado com a compra efetuada on-line e não conseguir resolver o problema diretamente com o fornecedor, é indicado que entre em contato com o Procon-SP ou instituição similar na região em que mora.

Top