Lista de selecionados no Prouni na primeira chamada

O Ministério da Educação (MEC) fez a divulgação nessa segunda-feira (20 de janeiro) da primeira lista de selecionados por meio do Programa Universidade para…

O Ministério da Educação (MEC) fez a divulgação nessa segunda-feira (20 de janeiro) da primeira lista de selecionados por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni), que irão receber bolsas de estudo no primeiro semestre de 2014 em universidades privadas localizadas em todo território nacional.

Foi divulgada a listagem de inscritos no Prouni 2014 aprovados (Foto: Divulgação)

Para efetivar sua matrícula é necessário que a pessoa aprovada nessa primeira chamada apresente documentação  na universidade que foi contemplada até o dia 24 de janeiro, próxima sexta-feira. Se as pessoas não demonstrarem interesse atendendo o prazo determinado pelo MEC, a instituição vai fazer uma segunda chamada no dia 3 de fevereiro, disponibilizando as vagas remanescentes para novos candidatos.

Recorde de inscrições no Prouni

Na edição 2014 do Prouni o programa recebeu 1.259.285 inscrições, sendo o recorde do programa até o momento, de acordo com o balanço divulgado pelo Ministério da Educação no último sábado (18 de janeiro). O número opções de cursos chegou a 2.424.354, pois cada pessoa cadastrada no programa poderia fazer até duas opções de instituição e curso que gostaria de tentar uma contemplação de bolsa de estudos parcial ou integral.

A primeira chamada do Prouni 2014 aconteceu nessa semana (Foto: Divulgação)

Bolsas de estudos disponíveis via Prouni 2014

O Prouni 2014 oferece bolsas de estudo integrais ou parciais, sendo 191.625 bolsas totais, 131.636 integrais (o governo paga 100% da mensalidade) e 59.989 parciais (50%). Puderam concorrer a uma bolsa de estudos integrais candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Já para tentar a contemplação com uma bolsa parcial o candidato precisou ter um valor da renda familiar de no máximo três salários mínimos.

Leia Também:  Universidade Livre: entenda o projeto

Para participar no Prouni é necessário ainda que o estudante seja brasileiro, que ainda não tem diploma de ensino superior, que tenha feito o Enem em 2013 (a última edição da avaliação) e atenda, ao menos, uma das condições a seguir:

I – Tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

II – Tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

III – Tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

IV – Seja pessoa com deficiência;

V – Seja professor da rede pública de ensino, no efetivo.

Para mais informações acesse o site www.mec.gov.br.

Top