Lista de presentes de casamento: principais dúvidas

A lista de presentes é um dos principais itens na relação de preparativos para o casamento. Através dela os noivos determinam quais produtos desejam…

A lista de presentes é um dos principais itens na relação de preparativos para o casamento. Através dela os noivos determinam quais produtos desejam ganhar para decorar ou equipar a casa.

A lista de presentes facilita a vida dos noivos e convidados. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Lista de presentes de casamento: como montar

A importância da lista de presentes

Diferentes itens podem fazer parte na lista de presentes de casamento, como eletrodomésticos, eletrônicos, utensílios domésticos, móveis e objetos decorativos. Hoje em dia é comum o casal fechar uma parceria com alguma loja para facilitar a compra dos convidados e expor os principais desejos.

Ao longo do tempo, a lista de presentes evoluiu, tornando-se mais moderna e criativa. Contudo, os noivos ainda costumam ter dúvidas sobre como ela funciona e quais as suas obrigações para com os convidados.

A lista de casamento online facilitou muito a vida dos noivos. Através desta ferramenta, normalmente disponível no site da loja, é possível evitar a compra de presentes repetidos e oferecer maior comodidade ao convidado, que não precisa sair de casa para fazer a compra.

Lista de casamento: principais dúvidas

Não é educado enviar o convite com o cartão da loja. (Foto:Divulgação)

Veja a seguir uma seleção de perguntas e respostas sobre lista de casamento e esclareça as principais dúvidas sobre o assunto:

O que deve ter na lista de presentes?

É importante que os noivos optem pela variedade, ou seja, produtos com todas as faixas de preço. Os presentes mais caros serão dados pelas pessoas mais próximas ao casal, como pais e padrinhos. Mesmo com a lista pronta, é interessante dar ao convidado a liberdade para escolher o que quer e pode dar.

O cartãozinho da loja deve ser anexado ao convite?

Não. As regras de etiqueta dizem que anexar um cartão da loja ao convite não é a melhor forma de mencionar a lista de presentes. É mais educado esperar que o convidado pergunte onde se encontra a lista.

Continuar Lendo  Acompanhamento de partos no Brasil: como funciona

Os noivos podem pedir presentes em um casamento sem festa?

Sim. A cerimônia é suficiente para elaborar uma lista de presentes.

Como os noivos devem avisar aos convidados que preferem dinheiro como presente?

Quando os noivos já possuem a casa completa ou pretendem morar no exterior, é comum pedir dinheiro como presente de casamento. Para fazer isso, é necessário conversar abertamente com os convidados, se eles perguntarem sobre a lista de presente. Mencionar o número da conta bancária no convite de casamento não é indicado.

Como agradecer o convidado pelo presente?

Os noivos que desejam agradecer o convidado pelo presente podem enviar um cartão. Também é interessante avisar caso aconteça a troca do presente recebido.

Se o casamento for cancelado, os noivos devem devolver os presentes. (Foto:Divulgação)

O que fazer com os presentes se o casamento for cancelado?

Se por algum motivo o casamento acabar sendo cancelado, os noivos devem devolver os presentes que já foram entregues. Esta atitude mostra educação e bom senso.

Veja também: Como pedir presente de casamento em dinheiro?

Top