Lista de Espera SISU 2011

PUBLICIDADE

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um sistema criado pelo Ministério da Educação, onde as faculdades públicas participantes realizam uma  seleção de seus futuros alunos tendo como critério de seleção apenas a nota deles no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Atualmente existem um total de oitenta e três institutos de ensino superior participando do Sisu, trinta e nove sendo universidades federais, cinco sendo universidades estaduais, trinta e oito sendo institutos federais de educação, ciência e tecnologia e uma instituição isolada. E o melhor de tudo é que qualquer pessoa pode se inscrever no Sisu.

Basta ter feito o Exame Nacional de Ensino Médio no ano anterior. Vale observar se o curso no qual você deseja se inscrever exige uma nota mínima para efetuar a inscrição e se for o caso, observe se você tem essa nota. A seleção do Sisu será realizada sempre no primeiro semestre do ano e escolherá candidatos para preencher suas vagas tanto no 1º semestre, quanto no 2º semestre de seus cursos.

PUBLICIDADE

Ao realizar sua matricula, o candidato vai ter que escolher entre todos os cursos das instituições participantes da seleção, apenas duas opções de vagas classificando-as como primeira e segunda opção.

Ele deverá também definir se irá concorrer entre as vagas de maior concorrência ou entre as vagas destinadas as cotas. Enquanto as inscrições estiverem abertas, o candidato ter a liberdade de alterar suas opções e apenas será levada em conta a última inscrição feita.

Ao final das matriculas, ocorrerá uma seleção automatica dos candidatos que forem melhor classificados em cada curso, conforme as notas que obtiveram do Enem.

• Lista de Espera:

Caso você ainda não tenha sido aprovado na primeira e na segunda chamada do Sisu, você tem a opção de participar da Lista de Espera.

Quem já foi aprovado em sua 1º opção, não poderá recorrer a lista de espera, agora se você já foi aprovando em 2º chamada, poderá manifestar interesse mesmo assim, pois não importa se você já efetuou sua matricula ou não, você continuará concorrendo automaticamente às vagas subseqüentes da sua 1º opção, podendo desistir da sua 2º chamada e se matricular na sua da 1º opção.

PUBLICIDADE

É oferecido a todas as instituições participantes do Sisu o emprego da Lista de Espera com o intenção de preencher as vagas eventualmente ainda não ocupadas. Assegure-se se a instituição que você se interessa está utilizando a Lista de Espera do Sisu.

Para mais informações acesse o site sisu.mec.gov.br e tire todas suas dúvidas.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.