Lista de Enxoval de Bebê para o Inverno

O nascimento do bebê é um dos momentos mais importantes para as mamães e os papais. Mas você sabe o que precisa ter para…

O nascimento do bebê é um dos momentos mais importantes para as mamães e os papais. Mas você sabe o que precisa ter para receber seu filho com todo o conforto que ele merece? Sabe quais os itens que não devem faltar, principalmente para os bebês que nascem no inverno? Fizemos aqui uma lista com todo o tipo de coisas que pode ser muito útil ter em casa e na mala da maternidade – que deverá estar pronta um mês antes da data prevista para o nascimento do bebê.

Primeiro vale dizer que é preciso tomar cuidado para não sair comprando um monte de coisas que o bebê nem vai ter chance de usar. Se uma menininha nascer no começo do inverno, não adianta comprar um monte de vestidinhos de alcinha para recém-nascidos que, quando chegar o verão, já não vão servir nela. Os bebês crescem cerca de 25 cm no primeiro aninho de vida e engordam aproximadamente um quilo por mês só nos primeiros três meses: tenha isso em mente quando for comprar as roupinhas para seu filho.

Existem algumas listas que indicam a quantidade de roupinhas ideal para comprar para seu bebê, de forma que ele tenha as roupas para usar mas não acabe perdendo muita coisa. Entre essas roupinhas, é essencial que ele tenha:

– cerca de oito camisetas;

– cerca de três calças e três jardineiras com pé (lembrando que as roupinhas com pé ele vai perder mais rápido do que as outras, mas é a melhor maneira de garantir que seus pés fiquem quentes e com meias, já que os bebês costumam tirar as meias ao esfregar os pés);

Leia Também:  Brincadeiras que estimulam a coordenação motora

– cerca de nove macacões de manga comprida (alguns com pé, outros sem);

– cerca de quatro macacões de manga curta ou bodys;

– cerca de quatro camisetinhas para recém-nascidos e quatro de tamanho um pouco maior;

– cerca de quatro sapatinhos de lã e quatro pares de meias;

– pelo menos quatro casaquinhos (dois deles de lã), uma toca de lã e uma manta de lã para enrolar o bebê quando for preciso sair de casa com ele.

As camisetinhas precisam ser de um tecido bem fino e leve, para que não acabem irritando a pele do bebê. Por isso ele normalmente estará usando essas camisetinhas por baixo de outras roupas, nunca sozinhas (pelo menos enquanto não esquentar!). A lã não deve ficar em contato direto com a pele do bebê e é preciso tomar cuidado com as roupas que têm elásticos, para que elas não acabem apertando e incomodando o recém-nascido.

Para os macacões e bodys, é necessário que eles tenham botões nas pernas, para permitir que o bebê seja trocado sem que você precise tirar toda a roupinha dele para isso. Da mesma forma, é recomendado que as roupinhas tenham botões na gola, para que você consiga colocar sem apertar a cabeça do bebê e sem assustá-lo.

Essas são as roupinhas que o bebê vai usar, principalmente nos primeiros meses. A quantidade de cada roupinha pretende dar conta do intervalo entre as lavagens de roupa sem que ele perca muitas peças em pouco tempo. Existem outras coisas que os bebês vão precisar, como fraldas, carrinhos, banheiras… faça as suas compras enquanto aguarda a chegada de seu filho.

Leia Também:  Alergias em bebês como tratar

Top